REFLORESTANDO O SABER: PRODUÇÃO E PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS A PARTIR DE ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE SERGIPE

WESLEY CRUZ SANTANA

FLORISVALDO SILVA ROCHA

Arborização

Caatinga

Educação Ambiental

Projeto Estruturante:

PROFCIAMB UFS

Ano: 2022

Este estudo teve como objetivo desenvolver ações de arborização a partir da produção de mudas nativas na Escola Agrícola Municipal Professor Dimas Rabelo dos Santos que serão usadas para arborizar escolas, praças e vias públicas do município. A cidade de Poço Verde sofre com as chuvas irregulares provocando secas prolongadas, porém possui importantes áreas agrícolas e se encontra como uma das cidades mais arborizadas do estado, mesmo assim é importante ressaltar que as espécies utilizadas não são nativas e estão sendo levadas para a zona rurais e povoados podendo ocasionar prejuízos para o bioma local. No município foi encontrada uma vegetação de Caatinga do tipo hipoxerófila, bioma que possui uma regeneração lenta. Para desenvolvimento da pesquisa foram realizadas visitas na área da escola em busca de coleta de sementes que servirão para formar um banco de sementes para futuras produções na escola e até mesmo para aulas práticas. Foram procurados parceiros para desenvolver o trabalho, essa busca se deu por meio de órgãos públicos e privados como é o caso da prefeitura e secretaria do meio ambiente do município. As mudas de Ipê que a escola recebeu foram plantadas na Praça da Santa Cruz e na escola mudas para início e desenvolvimento do projeto. Como o produto desta pesquisa foi desenvolvido o aplicativo Mapstree ele tem capacidade de gerar pontos geográficos que representam cada muda que foram plantadas, gerando no final um mapa de distribuição, em cada ponto consta nome da pessoa que plantou e nome da instituição que produziu a muda, o qual tem o objetivo de auxiliar o controle e monitoramento de árvores no centro urbano de Poço Verde e suas regiões, assim como trazer informações diversas sobre o bioma local. Com o desenvolvimento do projeto acordos-se uma necessidade de ensinamentos a cerca da vegetação nativa da região, bem como seus benefícios para a flora e as atividades envolvidas nesse processo. O trabalho com os alunos da escola permitiu uma exploração do tema com assuntos em formação, sendo estimulado pelo planejamento de espécies nativas tanto no ambiente escolar quanto nas praças do município. Foi um progresso com tal projeto um trabalho bastante consciente e dinâmico com os alunos que demonstraram interesse no tema central, bem como parceria com o município para que fossem alocadas mudas em uma praça.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação