RELAÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL WALLACE THADEU DE MELLO E SILVA, EM MATINHOS – PARANÁ

JULIANA NIESBORSKI

HELENA MIDORI KASHIWAGI

FLAVIA FAZION

Saúde docente

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2021

Esta pesquisa teve como tema central a saúde docente nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, no município de Matinhos, Paraná. Teve como objetivo central identificar os fatores que trazem o equilíbrio ou o desequilíbrio dos professores da educação básica nas relações entre trabalho, saúde física e mental. Este objetivo apoiou-se em estudos que buscam entender a formação docente, associando o trabalho e o ambiente em que está inserido ao seu bem estar. No campo metodológico, para compreender essa realidade, optou-se pela realização de um estudo de caso, pois entende-se que estas pesquisas possibilitam o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições prévias sobre determinado problema (GIL, 2002). A pesquisa foi realizada em 5 etapas, sendo elas: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; uma entrevista semiestruturada com a gestora da instituição; um formulário de entrevista junto aos docentes da escola e por fim; a realização de um grupo focal com participantes da pesquisa para compreender a realidade desses docentes no tocante às relações entre saúde e trabalho. Porém, com o advento da pandemia pelo novo Coronavírus que atingiu não somente o Brasil, como o mundo todo, a entrevista junto aos docentes, bem como o grupo focal realizaram-se de forma online. Dessa forma, foi elaborado um questionário de entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao trabalho e a saúde dos docentes, disponibilizado através de plataforma online e posteriormente, a etapa da pesquisa junto ao grupo focal, para aprofundamento das questões levantadas pelas entrevistadas, também realizado de forma online. Os principais resultados da pesquisa demonstram que os pesquisados correspondem a um grupo docente, de forma geral, bastante qualificado, sendo em sua totalidade graduados no ensino superior e em sua maioria pós-graduados. Sob a perspectiva de sua saúde mental, 70% das entrevistadas alegou possuir algum tipo de transtorno mental, 64% alegou possuir problemas de saúde física, sendo que 60% delas já fez algum tipo de tratamento psicológico. Os principais causadores de doença apontados foram: a burocracia excessiva com a qual os professores precisam lidar em seu cotidiano; a falta de reconhecimento em seu trabalho; a falta de apoio dos familiares nos processo educacional dos estudantes; o excesso de trabalho; a falta de diálogo entre os professores, a gestão da escola e do município e, por fim, a dificuldade com os prazos, uma vez que são muitas atividades para executar as tarefas. Os resultados também indicam que o contexto da Pandemia trouxe agravos à saúde mental das docentes. Como produto desta pesquisa realizou-se um folder informativo sobre a saúde mental e qualidade de vida do professor.