RELAÇÕES SER HUMANO E NATUREZA, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Autor:

CÁSSIA REGINA GRACIOTTO MELCHIORETTO

 

 

 

Orientador:

CHRISTIANO NOGUEIRA

 

 

 

Palavras Chaves:

Relações ser humano e natureza

Corpo

Corporeidade

Educação Ambiental

Educação Física

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2021

Resumo:

 

O presente trabalho surgiu na busca por aproximar a Educação Física da Educação Ambiental, refletindo sobre as relações ser humano e natureza, corporeidade e Educação Ambiental. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo identificar as concepções de Educação Ambiental, corpo e natureza de professores(as) de Educação Física, procurando verificar as possíveis relações existentes entre corporeidade e a Educação Ambiental que permeiam suas práticas pedagógicas. Apoiada na Análise de Conteúdo, envolveu a análise de 53 questionários aplicados a professores(as) de Educação Física atuantes na educação básica no estado do Paraná, de onde emergiram três categorias: Entendimento antropocêntrico do ser humano em relação à natureza; Concepção mecanicista de corpo; Prática pedagógica de Educação Ambiental preservacionista/conservacionista. O que percebemos com o resultado das análises é que prevalece uma visão romântica, naturalista, generalista e utilitarista da natureza, reforçando a dualidade ser humano x natureza e apresentando uma leitura antropocêntrica dessa relação. Identificamos o predomínio de concepções de corpo voltadas para a parte biológica e mecânica, separando corpo e mente numa concepção cartesiana, prevalecendo uma ideia mecanicista na concepção e no tratamento do corpo. Percebemos que esse entendimento antropocêntrico do ser humano em relação a natureza e a visão mecanicista de corpo, resultante dessa desconexão do ser humano com o seu corpo, reflete em suas práticas pedagógicas, que estão relacionadas, predominantemente, à preservação, à conservação, à conscientização e ao cuidado com a natureza, como foi observado pelo predomínio de concepções de Educação Ambiental e práticas pedagógicas conservadoras baseadas em vivências práticas de sensibilização, com foco na educação comportamentalista. Ao final de nossas análises e reflexões compreendemos que a Educação Física na educação básica pode incluir em suas estratégias de ensino práticas de Educação Ambiental que auxiliem seus alunos(as) na compreensão crítica e global do ambiente. Mas, para isso, acreditamos que este(a) professor(a), como formador(a), precisa ressignificar suas perspectivas de corpo e natureza. Esperando contribuir com essa ressignificação construímos o documento intitulado: As relações ser humano e natureza, corporeidade e educação ambiental presentes nas concepções e práticas pedagógicas de professores(as) de educação física. O documento construído parte da crença de que é possível integrar mente, corpo, sociedade e natureza em propostas de Educação Ambiental transformadora.

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