RELATO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO EM UM COLÉGIO NO NOROESTE DO PARANÁ

RENAN HENRIQUE CASARIM DE ALBUQUERQUE

CRISTHIANE MICHIKO PASSOS OKAWA

Compostagem e educação ambiental

Gestão de lixo

Gestão de resíduos orgânicos

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2020

O presente trabalho tem por objetivo elaborar um relato de caso para descrever o processo de implantação de uma composteira como instrumento de ensino em um colégio no noroeste do Paraná. A composteira tem como objetivos estimular uma produção orgânica e saudável, diminuir o uso de fertilizantes na horta do colégio, além de servir como um instrumento de ensino interdisciplinar para os alunos. Para isso foram apresentados modelos de composteira, como a compostagem em leira e a compostagem fechada, para a direção do colégio e professores responsáveis pela horta. Optou-se primeiramente pelo modelo de leiras, devido ao seu baixo custo de implementação. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre quais resíduos orgânicos poderiam ser utilizados em uma composteira. Após essa etapa, foi realizada uma conversa com as funcionárias da cozinha a fim de instruí-las sobre a separação dos resíduos orgânicos corretos e mostrar a elas recipiente específico para receber tais resíduos. Os resíduos separados eram coletados todos os dias. Os resultados desse experimento indicaram que o modelo de composteira de leiras, apesar da vantagem de baixo custo, apresentou o problema de atrair animais sinantrópicos para a área de compostagem, tais como escorpiões, macacos e gambás. Portanto, recomendou-se a troca da composteira de leira por um modelo de compostagem fechado, evitando assim a interferência desses animais no local e visando contribuir para uma prática mais segura para os alunos. Foram coletadas amostras da composteira, para analisar os seguintes parâmetros: umidade, carbono, nitrogênio total, pH e relação carbono nitrogênio. Os resultados das amostras mostraram que durante o processo de decomposição da matéria orgânica os parâmetros avaliados estavam próximos do esperado, mas na fase final de maturação do composto nas composteira A e B os níveis de nitrogênio estavam abaixo do esperado e os de carbono acima do esperando, na composteira C os níveis de nitrogênio estavam no limite aceitável e os de carbono acima do esperado. Foi elaborado um relato de caso como produto educacional, que poderá ser usado para auxiliar docentes que pensam em usar uma composteira como instrumento didático, servindo como um instrumento informativo do que pode acontecer durante esse processo e oferecendo sugestões e soluções de problemas encontrados no procedimento. Conclui-se que a implantação da composteira foi realizada com sucesso e que os parâmetros encontrados acima do limite permitido pela legislação podem ser ajustados.