REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO SOBRE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E QUALIDADE DE VIDA

FERNANDO APARECIDO DE CARVALHO

HENRIQUE ORTÊNCIO FILHO

Coorientador:

THELMA SLEY PACHECO CELLET

Atividade física

Interdisciplinaridade

Bem-estar

Ciências

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2021

O tema deste estudo condiz, na área da educação ambiental, à relação direta entre a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e a preocupação com a evolução da qualidade ambiental, visando traspor essas questões aos processos didáticos. A partir desse desafio, o objetivo deste trabalho foi o de investigar as Representações Sociais de 25 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (13 e 14 anos) a respeito da educação ambiental, saúde, qualidade de vida e bem-estar nos componentes curriculares dessas disciplinas e, munidos dessas informações, propor um jogo, como produto educacional, com foco nessas temáticas, de forma lúdica e interdisciplinar. A metodologia quanti-qualitativa, com técnicas mistas de pesquisa, se valeu de revisão teórica sobre as diferentes perspectivas da educação ambiental, a teoria das representações sociais e qualidade de vida, bem como os desafios do ensino em Ciências e Educação Física no tocante dos referidos temas nessas disciplinas. Como metodologia de pesquisa de campo, este estudo se desenvolveu em duas fases, uma antes e outra após a aplicação do jogo. Na primeira etapa, aplicou-se uma entrevista com base na análise de conteúdo, sobre a relação entre educação ambiental, qualidade de vida, saúde, bem-estar e atividade física. A entrevista inicial apontou como respostas a realização de atividades físicas, bem-estar, vida saudável, alimentação e descanso. Em seguida, usou-se a técnica da evocação de palavras. Os estudantes evocaram as cinco palavras que vieram às suas mentes, sobre qualidade de vida, ordenadas por importância. Esse grupo de palavras gerou 125 termos, os quais foram analisados em grupos semânticos, palavras evocadas, somatória da ordem de evocação e Ordem Média de Evocações (OME). As médias de OME foram 3,14 e a de frequência (F) foi 11,36. Os grupos obtidos (11) foram: família, saúde, educação, financeiro, alimentação, atividade física, descanso, felicidade, relações sociais, bem-estar e meio ambiente. A partir desses achados, foi construído o diagrama de Vergès, organizado em quatro quadrantes, nos quais: alimentação, bem-estar, descanso, atividade física e saúde apareceram como elementos centrais. Compuseram elementos intermediários os termos: financeiro (segundo quadrante) e família (terceiro quadrante). Apareceram como elementos periféricos: felicidade, educação, relações sociais e meio ambiente. Com os subsídios apresentados com as representações sociais dos alunos foi construído e aplicado um jogo educativo denominado “Trilha da Aprendizagem”, para evidenciar os resultados do jogo, foi desenvolvida a segunda fase, onde realizou a repetição da entrevista já realizada. As categorias de conteúdo se mantiveram e na evocação de palavras as médias de OME foram 3,17 e de F foram 11,36. O conjunto dessas representações obtidas junto aos estudantes participantes revelaram um conhecimento satisfatório sobre qualidade de vida e à área de Ciências e Educação Física, o que demonstra que as mesmas podem trabalhar de forma interdisciplinar quanto a seus conteúdos, objetivos e metodologias, contemplando assim a educação ambiental. Assim, as representações sociais obtidas permitiram refletir sobre como promover a integração dos componentes curriculares de Ciências e Educação Física, de forma interdisciplinar e lúdica, ao conceito de qualidade de vida e educação ambiental, reflexão que resultou em um jogo de tabuleiro, o qual explora as atividades ao ar livre, intitulado “Trilha da aprendizagem”.