REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE MORCEGOS E A PROPOSIÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

ROMULO MATEUS DUARTE

HENRIQUE ORTÊNCIO FILHO

Coorientador:

CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR

Jogos Científicos

Educação Ambiental

Divulgação Científica

Ciências Ambientais

Chiroptera

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2020

Os morcegos exercem papel fundamental na manutenção e conservação dos ecossistemas em que estão inseridos, atuando como polinizadores, predadores e dispersores de sementes. Essa importância biológica é desconhecida por parte da população que, também, tem seu limitado conhecimento influenciado por lendas e mitos a respeito desses animais. O objetivo da pesquisa foi investigar as representações sociais dos estudantes do ensino médio a respeito de morcegos e, a partir das informações coletadas, desenvolver ações que potencializem o ensino de Ciências. Os questionários foram aplicados no primeiro trimestre de 2019, com alunos do Ensino Médio Integrado em Informática do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado de Goioerê, cidade situada no Noroeste do estado do Paraná. A técnica utilizada foi a de evocação livre de palavras com atribuição de grau de importância e posterior classificação em grupos semânticos que, distribuídos em quadrantes conforme frequência e ordem média, permitiram aferir as representações dos alunos sobre morcegos. Os resultados demonstraram que os alunos possuem conhecimento a respeito dos hábitos e da morfologia dos morcegos, porém, ficou clara a existência de sentimentos negativos como “nojo”, “desespero”, “terror” relacionados a lendas e mitos como vampirismo. Verificou-se, também, que 44% das respostas relacionadas aos hábitos dos morcegos estavam parcialmente corretas. As constatações realizadas, pela pesquisa, mostram a necessidade de desenvolvimento de ações de ensino que busquem mitigar tais distorções, dando subsídios para os alunos amadurecerem suas percepções sobre esses animais. Nesse sentido, os resultados nortearam o escopo para a criação de um jogo educativo que, de forma lúdica e atrativa, buscou ensinar e sensibilizar a respeito da importância desses animais. No desenvolvimento do jogo, foram utilizadas técnicas avançadas como impressão em 3D com material ABS – Acrilonitrila butadieno estireno e modelagem de personagens e pinos jogadores no material porcelana fria. O jogo foi aplicado e testado em sala de aula em uma turma do segundo ano de Técnico em Moda Integrado ao Ensino Médio, obtendo boa aceitação pelos alunos e pelo professor envolvido, encontrando-se disponível na biblioteca do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado de Goioerê.