REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autor:

BRUNO DOUGLAS MORENO GOMES

 

 

Orientador:

CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR 

 

Coorientador:

FELIPE DA SILVA TRIANI

 

 

Palavras Chaves:

Formação de professores

Ciências Ambientais

Primeira Infância

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

Esta pesquisa investiga a formação continuada de docentes da Educação Infantil no campo da Educação Ambiental. A problemática que a direciona versa sobre o seguinte questionamento: quais são as Representações Sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil de Arapongas e como elas podem contribuir para a construção de um curso de formação continuada para esse público. O objetivo do estudo foi investigar as Representações Sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil no município de Arapongas e obter indicadores capazes de oferecer direcionamentos para uma formação continuada dos docentes de Arapongas – PR, nos contextos da Educação Ambiental e avaliar seu impacto por meio da análise das perspectivas teóricas adotadas pelos participantes. A estratégia metodológica utilizada foi a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, empregando questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados. O grupo amostral consistiu-se em 23 professoras da Educação Infantil, distribuídas em dez Centros Municipais de Educação Infantil de Arapongas. Os resultados observados permitiram aproximar as Representações Sociais encontradas à corrente de Educação Ambiental conservacionista, a qual manifesta preocupação com os recursos naturais, porém não aproxima as questões sociais com os assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Tendo em vista este resultado, elaboramos um curso de formação continuada sobre Educação Ambiental juntamente com o material de apoio, voltado para docentes da Educação Infantil, no qual buscamos desenvolver temáticas sobre a Educação Ambiental e aproximar as ideias de sustentabilidade aos docentes, buscando uma dimensão crítica da Educação Ambiental. Após a aplicação do curso, os participantes responderam a um questionário, cujas respostas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um aprendizado expressivo sobre os conceitos de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Sustentabilidade, demonstrando que o curso foi potencializador das práticas docentes.

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