REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AMBIENTE E AÇÃO ANTRÓPICA NAS AULAS DE ARTE

e Formação Humana

PROFCIAMB UEM

Ano: 2022

O presente estudo teve por objetivo investigar as representações sociais de 30 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (13 a 15 anos) de uma escola pública do noroeste do Paraná sobre ambiente e ação antrópica e, a partir das informações oletadas, produzir um conjunto de práticas educativas interdisciplinares, especialmente nas aulas de Arte, sobre o tema, de modo a promover a construção de conhecimentos com vistas à educação e à conservação ambiental. A coleta de informações foi realizada no período de abril a julho de 2021 e o estudo foi norteado pela Teoria das Representações Sociais, bem como pelos desafios do ensino em Ciências e Arte no tocante aos referidos temas nesses componentes curriculares. A pesquisa foi realizada em duas fases, uma antes e outra após a oficina com as práticas educativas. Na primeira, foi produzido um desenho. Em seguida, foi realizada uma entrevista com base na análise de conteúdo sobre o que os discentes entendiam por ambiente e ação antrópica, a relação entre o ser humano e o ambiente natural, e se os problemas ambientais interferiam em suas vidas. A seguir, foi aplicada a técnica de evocação livre de palavras, com atribuição do grau de importância e posterior classificação em grupos semânticos que, distribuídos em quadrantes conforme frequência e ordem média, permitiram aferir as representações dos discentes sobre os temas. Na segunda fase, após realização das oficinas, os discentes produziram um desenho acerca do referido tema. Os resultados demonstraram que os discentes possuíam pouco conhecimento a respeito do significado de ambiente, indicando que a maioria a ele se referia apenas como elementos da natureza. Com relação à ação antrópica, alguns discentes se referiram como atitudes a serem tomadas acerca de cuidados ao ambiente, outros relataram ação antrópica como ações humanas, tendo como consequência a modificação do ambiente natural. As constatações realizadas pela pesquisa apontaram a necessidade de desenvolvimento de atividades contínuas de ensino das ciências, a partir das aulas de Arte e, que busquem mitigar tais deturpações, dando contribuições para os discentes enriquecerem suas percepções sobre o tema norteador. As representações sociais obtidas permitiram refletir sobre como promover a integração dos componentes curriculares Ciências e Arte, de forma interdisciplinar.