RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO

ROSANE ROSÁRIO DO NASCIMENTO

JOELMA CARVALHO VILAR

Consumo

Descarte

Educação Ambiental

Resíduos Eletroeletrônicos

Projeto Estruturante:

PROFCIAMB UFS

Ano: 2023

Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver ações que mostrem os processos acerca do consumo e descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos no Colégio Estadual Professor João de Oliveira no município de Poço Verde, SE, por meio de práticas de Educação Ambiental crítica que promovam a formação do sujeito crítico. A relação entre a produtividade e o consumo, principalmente na população jovem, aumenta a produção de resíduos eletroeletrônicos e o seu descarte inadequado no meio ambiente gerando impactos socioambientais significativos, sendo um assunto pouco trabalhado no âmbito escolar. Para aprofundamento teórico, o estudo conversou com alguns autores sobre alguns pontos que corroboram para o entendimento da situaçãoproblema. Caracteriza-se com pesquisa bibliográfica e de intervenção, abordando a dialética freiriana. Como coleta de dados possui abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta o diário e o roteiro de campo. A aplicação da pesquisa de campo com jovens do 2º ano do ensino médio, através de técnicas e recursos metodológicos que foram organizadas em sala de aula, com a prática de atividades interdisciplinares, lúdicas e interpretativas, que possibilitou trabalhar com a opinião crítica dos participantes. O estudo mostrou que a abordagem por meio das práticas da Educação Ambiental Crítica auxilia na formação do sujeito crítico e dessa forma, reduz a demanda que move o aumento da produtividade e permite discutir a redução da geração de resíduos e formas corretas de descarte. A partir da aplicação da intervenção e disponibilidade de informações para os estudantes, constatou-se que os jovens, por mais que estejam no centro do consumo, estão abertos e diretamente preocupados com as causas ambientais.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação