RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOS: ELABORAÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FLÁVIA NAZARÉ DOS SANTOS SOARES

ESTANISLAU LUCZYNSKI

Educação ambiental

Resíduos sólidos

Educação Básica

Guia de Orientação Didática

Capitão Poço

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2021

A exploração dos recursos naturais, o aumento populacional em perímetros urbanos e o incentivo à cultura do consumo, têm acarretado expressivos impactos socioambientais, dentre eles, a excessiva produção de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos, quando não tratados de forma correta, causam flagelos à natureza, contaminando o ar, o solo e água, assim como, causam problemas de saúde, propagando doenças na população. Em virtude dessa problemática se faz necessário estimular o desenvolvimento crítico-reflexivo, propondo mudanças na conduta da sociedade, quanto às questões ambientais. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental está dentre as principais alternativas para a difusão de assuntos ambientais. O desenvolvimento da Educação Ambiental de forma eficiente possibilita a construção de uma sociedade mais reflexiva e sensível, condutora de transformações das realidades ambientais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar se a temática dos resíduos sólidos é abordada em sala de aula pelos professores da Educação Básica das Escolas Estaduais Padre Vitaliano Maria Vari e Osvaldo Cruz, do município de Capitão Poço – PA. Os objetivos específicos são: identificar se os professores da educação básica das escolas já tiveram acesso à formação continuada voltada à temática dos resíduos sólidos; verificar a disponibilidade de material didático nas escolas e entre os professores sobre o tema, e por fim, elaborar um Guia de Orientação Didática para os professores da educação básica, que trate sobre a problemática. A metodologia se constituiu em levantamentos bibliográficos e aplicação de questionários aos agentes municipais, coordenação escolar e professores da educação básica do município de Capitão Poço. A coleta dessas informações foi realizada em formato eletrônico, em decorrência do contexto vivenciado pela pandemia de COVID-19. A ferramenta digital para a aplicação dos questionários foi o Google Forms e e-mail pessoal. Os resultados obtidos por meio da aplicação dos questionários evidenciaram que a problemática dos resíduos sólidos, apesar de ser muito importante na atualidade, devido os diversos problemas que causa a natureza e sociedade, não é explanada no ambiente escolar, por falta de conhecimento e material didático que trate sobre o tema. Assim, diante dos resultados, pôde-se elaborar um Guia de Orientação Didático para Professores da Educação Básica sobre Resíduos Sólidos, com o objetivo de oferecer aos docentes um material que aborde o assunto de forma clara e objetiva.