RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


 

Autor:

ARIANE DESTRO

 

 

 

Orientador:

MARIA OLIMPIA DE OLIVEIRA REZENDE

 

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação ambiental crítica
Educação infantil
Lixo
Resíduos sólidos

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB USP

 

Ano: 2022

Resumo:

 

Os resíduos sólidos são gerados por todos os seres humanos desde sempre, mas com o advento da industrialização, urbanização, facilidades e tecnologias, tornaram-se um grande problema mundial, gerando sérios impactos socioambientais. Sendo uma temática corriqueira em muitos espaços educativos, deveria ser discutida nas suas variadas dimensões, a saber: ambiental, política, cultural, econômica, educacional, social, estética entre outras. Posto isto, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de trabalho, na temática dos resíduos sólidos, em uma perspectiva de educação ambiental crítica, para a educação infantil (crianças de 4 e 5 anos). A metodologia utilizada foi exploratória de cunho bibliográfico documental e descritiva de levantamento. A pesquisa envolveu vasto levantamento bibliográfico, análise documental e questionário online destinado a uma amostra de professores da educação infantil, visando a validação da proposta didática produzida e aperfeiçoamento para sua futura aplicação. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o percurso da educação ambiental no mundo e no Brasil, as variadas concepções de educação ambiental, os princípios norteadores de uma educação em resíduos sólidos considerando a complexidade da problemática e a educação ambiental em resíduos sólidos na educação infantil, houve a elaboração da sequência didática intitulada “João e Maria: as aventuras do papel”, contemplando o ciclo de vida do papel (matéria-prima, desenvolvimento, produção, consumo, disposição final) e seus impactos em cada etapa. Este material foi validado por 20 (vinte) professores da educação infantil que reiteraram a relevância da proposta, ao classificar 15 (quinze) afirmativas distribuídas em quatro dimensões: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos e metodologias de ensino e avaliação. Os participantes também fizeram sugestões de aprimoramento (brincadeiras e envolvimento político), resultando na ampliação das possibilidades de seu uso em sala de aula. Como produto educativo, foi concebido um manual de aplicação da sequência didática validada, contendo orientações, verbetes, sugestões de leitura e atividades complementares para os professores da educação infantil e também dos anos iniciais do ensino fundamental.

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