RETRATO DO CENÁRIO INTERDISCIPLINAR DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO PORTAL DO SERTÃO

Não informada

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2023

A necessidade de mudança no sistema de ensino no mundo é uma realidade crescente e evidenciada por diversos países como os europeus e norte-americanos. Essa mudança preza principalmente pelo viés da interdisciplinaridade, o que também já chegou ao Brasil. Nos dias atuais o trabalho interdisciplinar é um desafio, em especial, ao professor, por sua formação disciplinar e atuar em um sistema tradicional de ensino. O Novo Ensino Médio (EM), atrelado a nova Base Nacional Comum de Educação (BNCC), traz a interdisciplinaridade como uma proposta imperativa de mudança. Assim, objetivou-se com esse trabalho conhecer quais são os obstáculos existentes no cenário atual para articulação interdisciplinar no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação Baiana no Território do Portal do Sertão e produzir uma proposta de curso para capacitação docente nessa temática. Para isso foi aplicado a metodologia Survey por meio do Google Formulário a uma gama de professores pertencentes à rede estadual por meio de link fixo em Whatsapp. Esse trabalho foi aprovado em comitê ético sob numeração 60671522.80000.0053 e teve um caráter de cunho qualiquantitativo. Os dados obtidos foram analisados com apoio da literatura a exemplo de Carvalho, (2016); Fazenda, (2011), Fundação Lemann, (2020); Layrargues, (2012), Leff, (2011), Florentino e Rodrigues, (2015), Castilho, (2017), dentre outros. Com os dados analisados percebeu-se que existe um grande desafio para implementação e execução do Novo EM na Bahia elencados por vários obstáculos que perpassam desde a estrutura escolar até a formação do professor. Além disso, serviu para destacar o quanto o Novo EM na escola pública pode ser prejudicial ao aprendizado do estudante, sobretudo no tocante a Educação Ambiental.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional