RIBEIRÃO DA JACUTINGA, MARILUZ, PARANÁ, BRASIL: BASES PARA RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIARES

MARIA APARECIDA DE ALMEIDA TREVISAN

MARIZA BARION ROMAGNOLO

Degradação

Educação Ambiental

Espécies nativas

Hidrologia

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2018

A mata ciliar, considerada como área de preservação permanente, apresenta um conjunto de funções ecológicas relevantes para a qualidade de vida de todos os seres vivos. A sua degradação, provocada por ações naturais ou antrópicas, influenciam na qualidade de vida ambiental, sendo do interesse de todos a sua recuperação. Esta, feita com espécies nativas resgata a composição da flora e fauna regional, criando condições favoráveis para o seu equilíbrio ecológico e hidrológico. O ribeirão da Jacutinga é situado no município de Mariluz, PR, Brasil, e em alguns trechos possui área ripária quase totalmente degradada. O seu percurso hidrológico é de grande importância socioambiental, pois há captação superficial de água para abastecimento público. Dentro deste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a vegetação ripária do ribeirão da Jacutinga, bem como, propor ações para sua recuperação. A metodologia da pesquisa consistiu no mapeamento do trecho do ribeirão da Jacutinga, por meio de imagens disponibilizadas pelo Google Earth, registros fotográficos, análise da qualidade da água e as observações de campo. Os resultados demonstraram que a ausência da vegetação ripária tem causado o assoreamento do ribeirão. A fragmentação da vegetação ciliar tem aumentado de maneira gradativa devido à falta de manutenção e investimentos em sua recuperação e sua conservação. Para a recuperação da área, foram aplicadas técnicas tradicionais, como o isolamento do local, escolha das espécies, coroamento das covas e plantio das mudas. Foram plantadas 250 mudas de 12 espécies, seguindo a distribuição entre elas de acordo com suas características sucessionais. Após um período de 60 dias, foi realizado o replantio das mudas mortas. Todas as ações foram acompanhadas pelos alunos do 9o ano da Escola Estadual Dom Bosco. Além da parte prática em campo, os alunos tiveram também, palestras sobre aspectos e recuperação da vegetação ciliar. Como produto do desenvolvimento desta pesquisa, foi elaborada uma cartilha com orientações básicas sobre a importância de preservar e, quando necessário, recuperar as matas ciliares. Este material servirá como mecanismo de Educação Ambiental, podendo ser utilizado por professores e alunos da escola, bem como, outros integrantes da comunidade. Considerando a importância do ribeirão da Jacutinga para o município, o presente trabalho enfatiza a necessidade de preservação e restauração da vegetação ciliar, por meio de ações socioambientais, envolvendo educação e sociedade em um mesmo propósito.