ROTEIRO INSTRUCIONAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DO USO DE UMA PLATAFORMA EDUCACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

VICTOR HUGO MOREIRA DE LIMA

THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA

Coorientador:

OTACÍLIO ANTUNES SANTANA

Recurso midiático educacional

Mapa conceitual

Aprendizagem

Água

Web 2.0

Recursos Naturais e Tecnologia

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2019

O papel ativo do aprendiz encontra suporte no atual cenário social, imerso em uma revolução tecnológica, resultando em uma ressignificação no papel da escola, no sentido de oferecer uma formação crítica e ativa, uma vez que o professor não é mais o centralizador das informações. As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia quantidade e facilidade na obtenção da informação não garante conhecimento. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. A FlexQuest é uma estratégia que visa a construção de conhecimento mais amplo e flexível, a partir de contextos obtidos diretamente da internet. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo produzir uma FlexQuest para a educação e conservação dos recursos hídricos com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi elaborado um roteiro instrucional e um produto educacional (FlexQuest) pautado na aprendizagem significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Eurídice Cadaval, no município de Itapissuma, Estado de Pernambuco, para trinta e cinco estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Os resultados da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi analisada à luz da análise dos mapas conceituais, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Desta forma, foi possível contextualizar o recurso midiático educacional: FlexQuest com as teorizações da Aprendizagem Significativa. Pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes uma eventual ampliação da aprendizagem, mediante análise dos mapas conceituais. Desta forma, a FlexQuest é um recurso didático que contribui para a construção do conhecimento nos estudantes por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional