SABERES E SABORES: Alfabetização Cientifica por Meio das Contribuições da Pesquisa ao Ensino da Segurança Ambiental

ANDRIOS LUIZ PEREIRA DE CERQUEIRA

ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO

Segurança ambiental

Alfabetização cientifica

Processo de ensino

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

O presente trabalho tem como objetivo geral identificar contribuições que a pesquisa pode oferecer ao ensino da Segurança Ambiental, visando à Alfabetização Científica dos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho, no Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, em Feira de Santana, Bahia. Ao analisar quais são as percepções de Segurança Ambiental trabalhadas na escola e as dificuldades encontradas para a execução das atividades, percebe-se em que medida as ações implementadas se traduzem em ação educativa, objetivando a formação do estudante como agente de mudança no contexto social onde está inserido. Sendo assim, surge o seguinte questionamento: Como a pesquisa, enquanto principio educativo, contribui no ensino da Segurança Ambiental despertando nos estudantes a conscientização para desenvolver ações em busca de soluções para os problemas ambientais? Para tanto, desenvolveu-se uma revisão de literatura utilizando os referenciais de Moraes (1999), Laugksch (2000), Lorenzeti (2001), Delizoicov (2002), Chassot (2001), Nardi (2014), Borges (2010), Nascimento et al. (2010), Azevedo (2006), especialmente Sasseron (2008), com vistas ao aprofundamento teórico na área do ensino de Segurança Ambiental e nos indicadores de Alfabetização Cientifica. A metodologia utilizada nesta pesquisa é predominantemente de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, indutivo, adotando como metodologia a pesquisa participante e como instrumento de coleta de dados o questionário, contendo diagnóstico inicial, com o objetivo de identificar percepções dos estudantes acerca de fatores relacionados à Segurança Ambiental. A aplicação e a análise de uma sequência didática baseada na Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento (TMP), tem como sujeitos as turmas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do 1o ano subsequente (PROSUB) e 3o /4o ano da Educação Profissional Integrada (EPI). Diante do exposto, esperamos que a aplicação da metodologia dos três momentos pedagógicos potencialize a construção de indicativos para a promoção da Alfabetização Científica, por meio de habilidades, tanto escrita quanto oral dos estudantes. No questionário, as questões foram agrupadas em duas categorias, concepção ambiental, ou seja, o conhecimento acerca da temática e prática ambiental, que se resume às ações realizadas em busca de soluções para os problemas ambientais. Resultados preliminares mostram que na análise da categoria concepção ambiental, 48,3% responderam que não ouviram falar em Segurança Ambiental, ou seja, a metade dos estudantes afirmam que Segurança Ambiental não é um assunto conhecido. Em suma, espera-se que os resultados desta pesquisa possibilitem aos estudantes uma nova postura, evidenciada diante da prática dos Três Momentos Pedagogicos (TMP), em que se oportunizará uma maior aproximação e interação entre o processo de ensino e a aprendizagem por meio de vivências, experiências para a construção de novas aprendizagens na área de Segurança do Trabalho, possibilitando a formação de cidadãos conscientes e críticos.