SABERES ESCOLARES E PROTAGONISMO JUVENIL: EXPERIÊNCIA SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NO CLUBE DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO ESTADUAL DE PLATAFORMA – BAHIA

MOSELENE COSTA DOS REIS

NILDON CARLOS SANTOS PITOMBO

Coorientador:

JOSELISA MARIA CHAVES

PANC

Clube de Ciências

Protagonismo Juvenil

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

Este estudo se refere às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como foco para os paradigmas da interdisciplinaridade e contextualização no currículo escolar. Inicialmente, com PANC encontradas no bairro de Plataforma, visando ao incentivo para o Protagonismo Juvenil dos estudantes que participaram do Clube de Ciências do Colégio Estadual Plataforma, localizado na capital baiana, Salvador. Previa-se a criação de uma Horta Escolar que possibilitaria a convergência multidisciplinar como um fator de integração de conhecimento e dos próprios alunos, pensado para que a ocupação de locais ociosos da escola os transformasse em laboratórios para diversos tipos de conhecimentos práticos, além de, como decorrência, a preparação de um Guia de Receitas das PANC, com base nas informações recolhidas dos familiares destes estudantes e que, ademais, poderia servir como alternativa saudável e acessível para alimentação na Unidade Escolar, como uma contribuição do conhecimento científico escolar para os participantes do Clube. Tratou-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa, como se caracteriza na descrição da Metodologia 1. Por conta da pandemia e o cenário decorrente dela, sem possibilidade de manuseio com a Horta Escolar foi repensado, e decidido, elaborar um Guia de Receitas das PANC, realizadas a partir dos relatos fornecidos pelos professores dos diversos componentes curriculares da Rede Estadual, através das chamadas “Lives”, feitas com a participação dos mesmos. Como resultado deste trabalho foi possível a vivência e a interação dos estudantes com as PANC e o currículo escolar estimulando atividades educativas voltadas para o Ensino Médio que participam do Clube de Ciências do Colégio Estadual Plataforma, em Salvador (BA). através da produção de receitas com as PANCs. Foi possível também estruturar um trajeto exploratório sobre o tema das PANC, premida pelo impacto da pandemia. Desenvolvendo o protagonismo juvenil a partir de atividades de experimentação no campo do plantio das PANC e realização de uma Horta Escolar.