SANEAMENTO AMBIENTAL E DESIGN THINKING COMO ESTRATÉGIA PARA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE-PE

SUMARA WEDJA DA SILVA MELO

ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA

Coorientador: SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA

Design Thinking

Educação Ambiental Crítica

Saneamento Ambiental

Educação Básica

Projeto Estruturante:

PROFCIAMB UFS

Ano: 2023

Articular Design Thinking (DT) à Educação Ambiental Crítica tem se mostrado um caminho possível para a promoção de uma transformação social em prol da realidade socioambiental. Na atualidade, há uma demanda crescente por uma educação ambiental crítica que objetivem promover práticas educativas mobilizadoras de intervenção direta, sobre os problemas socioambientais que afetam as comunidades. No entanto, em locais com saneamento inadequado há uma demanda por investimentos, cuja importância é mitigar os efeitos da degradação ambiental derivados da ausência de saneamento ambiental. A relação Educação Ambiental Crítica e Saneamento Ambiental segue um processo essencial para socialização de conhecimentos, autonomia e democratização de decisões. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a abordagem do Design Thinking (DT) para a compreensão dos problemas socioambientais de saneamento ambiental no entorno da Escola São Francisco de Assis, em São José da Coroa Grande/PE, como estratégia para a prática de Educação Ambiental Crítica. A pesquisa adotou o método dialético como abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa, visando conhecer e compreender um problema in loco. Os resultados da pesquisa apontam que o Design Thinking pode ser uma abordagem relevante para a inserção de práticas de Educação Ambiental Crítica na Educação Básica. A partir da utilização dessa abordagem, os estudantes foram capazes de identificar problemas de saneamento ambiental e os riscos inerentes à saúde pública no processo de degradação ambiental. Além disso, eles construíram análises críticas sobre os problemas de saneamento ambiental no entorno da escola e seus impactos, por meio da internalização de valores ambientais. A abordagem do DT favoreceu a Educação Ambiental Crítica, sobretudo por focar nas pessoas e em suas necessidades, permitindo que os sujeitos se voltem para sua realidade, identifiquem problemas a serem solucionados e contextualizem um tema por meio das etapas de descoberta, imersão, ideação, experimentação e evolução. O desenvolvimento das etapas evidenciou que a articulação entre Design Thinking e Educação Ambiental Crítica é um caminho viável para promover a transformação social em consonância com as realidades sociais e ambientais. A relação entre Educação Ambiental Crítica e Saneamento Ambiental é essencial para a socialização de conhecimentos, autonomia e democratização de decisões. Além disso, a pesquisa destacou o relevante papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem de Educação Ambiental Crítica. Portanto, a pesquisa ressalta a importância da Educação Ambiental Crítica como uma dimensão essencial para a promoção de práticas educativas mobilizadoras de intervenção direta nos problemas socioambientais que afetam as comunidades, buscando a socialização de conhecimentos, autonomia e democratização de decisões. Por fim, o Design Thinking apresentou uma experiência significativa para a promoção de Educação Ambiental Crítica na formação de cidadania ambiental e para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação