SEMENTES E VIDAS: POSSIBILIDADES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM HORTA NA ESCOLA MUNICIPAL PARQUE VERDE, CAMAÇARI, BAHIA

MILENA MEDRADO DA SILVA

CARLOS EDUARDO VEIGA DE CARVALHO

WILLIAN MOURA DE AGUIAR

Horta escolar

Alimentação escolar

Educação ambiental

Escola pública

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

A criação e manutenção de hortas em contextos escolares tem se tornado uma prática cada vez mais difundida, já que ela é capaz de estimular a participação da comunidade escolar, abordar a educação ambiental nas relações desenvolvidas nesse contexto e materializar a experimentação, tão necessária como função pedagógica no ensino de Ciências, que auxilia estudantes e professores a relacionarem teoria e prática. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver atividades interdisciplinares com estudantes em uma horta escolar com enfoque na educação ambiental transformadora, possibilitando uma experiência de cuidado e de valorização dos recursos naturais locais de maneira produtiva e sustentável. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação que reuniu os objetivos de compreensão e intervenção, com o envolvimento dos pesquisadores e participantes na ação, de modo cooperativo. O local da pesquisa foi a Escola Municipal Parque Verde, localizada na periferia da cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, com estrutura para atender 482 crianças e jovens dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram 53 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos. Os dados mostram que os estudantes possuem visões diversas a respeito do meio ambiente já que as representações por meio de desenhos e as narrativas escritas evidenciaram aspectos da educação ambiental conservadora e da educação ambiental transformadora. Narrativas orais e escritas foram produzidas pelos diversos participantes da pesquisa e analisadas nesse trabalho sob o enfoque da experiência. Entre os principais resultados, percebeu-se o desenvolvimento da responsabilidade e o cuidado com o a horta, transporte de conhecimentos desenvolvidos ao longo da experiência para o convívio familiar e a interação, construção do trabalho em equipe e o estreitamento de laços de amizade e sentimento de solidariedade diante dos outros e da natureza, valores intrínsecos à EA. Também foram observados resultados relacionados à aquisição de conhecimento e à visão crítica sobre as questões ambientais. Os desenhos se constituíram nessa pesquisa como transmissores de emoções e sentimentos, evidenciando sua importância como forma de expressão. Como produtos educacionais desse trabalho, realizou-se uma Feira de Produtos Orgânicos em parceria com os agricultores da região e uma Mostra Fotográfica com registros do desenvolvimento das atividades na horta, em uma espécie de linha do tempo. Além disso, foram elaborados um Álbum Digital e um Podcast que narram o caminho percorrido pelos participantes da pesquisa e seus principais resultados, relacionados diretamente às experiências vivenciadas. Esses últimos produtos educacionais possuem um caráter de documento construídos coletivamente que implicam em representações de si e do outro e em estreitamento de laços afetivos.

Visualizar/Abrir – Produto Educacional