SEMENTES E VIDAS: POSSIBILIDADES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM HORTA NA ESCOLA MUNICIPAL PARQUE VERDE, CAMAÇARI, BAHIA


 

Autor:

MILENA MEDRADO DA SILVA

 

 

 

Orientador:

CARLOS EDUARDO VEIGA DE CARVALHO 

 

Coorientador:

WILLIAN MOURA DE AGUIAR

 

 

 

Palavras Chaves:

Horta escolar

Alimentação escolar

Educação ambiental

Escola pública

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A criação e manutenção de hortas em contextos escolares tem se tornado uma prática cada vez mais difundida, já que ela é capaz de estimular a participação da comunidade escolar, abordar a educação ambiental nas relações desenvolvidas nesse contexto e materializar a experimentação, tão necessária como função pedagógica no ensino de Ciências, que auxilia estudantes e professores a relacionarem teoria e prática. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver atividades interdisciplinares com estudantes em uma horta escolar com enfoque na educação ambiental transformadora, possibilitando uma experiência de cuidado e de valorização dos recursos naturais locais de maneira produtiva e sustentável. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação que reuniu os objetivos de compreensão e intervenção, com o envolvimento dos pesquisadores e participantes na ação, de modo cooperativo. O local da pesquisa foi a Escola Municipal Parque Verde, localizada na periferia da cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, com estrutura para atender 482 crianças e jovens dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram 53 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos. Os dados mostram que os estudantes possuem visões diversas a respeito do meio ambiente já que as representações por meio de desenhos e as narrativas escritas evidenciaram aspectos da educação ambiental conservadora e da educação ambiental transformadora. Narrativas orais e escritas foram produzidas pelos diversos participantes da pesquisa e analisadas nesse trabalho sob o enfoque da experiência. Entre os principais resultados, percebeu-se o desenvolvimento da responsabilidade e o cuidado com o a horta, transporte de conhecimentos desenvolvidos ao longo da experiência para o convívio familiar e a interação, construção do trabalho em equipe e o estreitamento de laços de amizade e sentimento de solidariedade diante dos outros e da natureza, valores intrínsecos à EA. Também foram observados resultados relacionados à aquisição de conhecimento e à visão crítica sobre as questões ambientais. Os desenhos se constituíram nessa pesquisa como transmissores de emoções e sentimentos, evidenciando sua importância como forma de expressão. Como produtos educacionais desse trabalho, realizou-se uma Feira de Produtos Orgânicos em parceria com os agricultores da região e uma Mostra Fotográfica com registros do desenvolvimento das atividades na horta, em uma espécie de linha do tempo. Além disso, foram elaborados um Álbum Digital e um Podcast que narram o caminho percorrido pelos participantes da pesquisa e seus principais resultados, relacionados diretamente às experiências vivenciadas. Esses últimos produtos educacionais possuem um caráter de documento construídos coletivamente que implicam em representações de si e do outro e em estreitamento de laços afetivos.

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