Autor:
MARGEAN ROUHANI
Orientador: ENY MARIA VIEIRA
Palavras Chaves: Ciências Ambientais Educação Ambiental Sementes Florestais Ecopedagogia Transdisciplinaridade
Linha de Pesquisa: Escolas Sustentáveis
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB USP
Ano: 2020 |
Resumo:
Dentro da perfeição da natureza, as sementes que brotam do ventre da Mãe Terra são pequenas florestas em dormência. Com o objetivo de contribuir para Ensino das Ciências Ambientais, esta pesquisa visa identificar as sementes da floresta como recurso ecopedagógico em sequência de atividades multidisciplinares. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3o e 4o ano do Ensino Fundamental I do Colégio Mack Nove (São Carlos-SP), durante os anos letivos de 2017 e 2018 em uma pedagogia diferenciada através dos recursos da natureza para a formação das competências e habilidades nas Ciências Ambientais. Como exigência do Plano Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e seguindo os pressupostos da Educação Ambiental (EA), no amparo da Lei n° 9.795/99, buscou-se um diálogo entre a natureza e as práticas de EA para uma cidadania educativa por meio de metodologias de pesquisas bibliográfica e pesquisa-ação-participativa para o desenvolvimento da sequência de atividades transdisciplinares de natureza aplicada, exploratória e descritiva. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a pesquisa de campo, entrevista e questionário e, para a análise e interpretação dos dados – análise de conteúdo e observação. Durante a pesquisa criou-se uma Caixa de Amostragem compostas por 30 (trinta) espécies de sementes das florestas urbanas e algumas áreas verdes da cidade de São Carlos-SP para o desenvolvimento do produto final desta obra. Esta pesquisa fomenta duas questões: 1- Como as Sementes Florestais podem contribuir para Ensino das Ciências Ambientais? e 2- Por que a utilização de Sementes Florestais pode favorecer a Educação Ambiental? Este estudo foi dividido em 3 etapas: a) identificação dos espaços de coleta de dados e análise de conteúdo; b) sequência de atividades fomentando uma EA transdisciplinar; e c) confecção do “Livro Frutos da Terra – Sementes Florestais para Educação Ambiental”. Uma ecopedagogia crítica que desperte a |
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