Autor:
SOLANGE APARECIDA BELETATO CARBONE
Orientador: ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA
Palavras Chaves: Educação ambiental; Educação infantil; Sensibilização; Prática pedagógica
Linha de Pesquisa: Ambiente e sociedade
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UEM
Ano: 2021 |
Resumo:
Tendo em vista a importância da educação ambiental para a concepção dos educandos, ressaltamos a necessidade de iniciar a sensibilização na primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil, com intuito de promover diferentes formas no aprendizado visando à conscientização sócio ambiental. Sendo assim a presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a compreensão dos alunos da Educação Infantil em relação à Educação Ambiental no decorrer de atividades práticas, didáticas e lúdicas, através de uma sequência didática buscando a sensibilização para a preservação do meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira, na cidade de Janiópolis-PR, mediante uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram trabalhadas diferentes formas lúdicas de aprendizagens, que auxiliaram no aspecto cognitivo e motor. Como atividade prática foram construídos brinquedos e jogos pedagógicos utilizando materiais recicláveis, cujo desígnio foi ampliar a criatividade, produção e a construção do conhecimento da criança relacionada à questão ambiental. Uma ação simples e divertida de educar, além de colaborar com a preservação do meio em que vivemos. Como produto educacional foi desenvolvido uma sequência didática contendo sugestões de atividades, vídeos, histórias, e passo a passo da confecção de brinquedos e jogos pedagógicos. Através das atividades realizadas observamos uma certa sensibilização relacionada a concepção de Educação Ambiental e aos conceitos dos resíduos sólidos e 5Rs estudados, já que os educandos demonstraram interesse ao tema |
|
||
|