SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM TRILHAS INTERPRETATIVAS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM AMBIENTE NÃO FORMAL DE ENSINO

MAÍSA JORDANA DE AZEVEDO KAUST

MARIZA BARION ROMAGNOLO

Ciências Ambientais

Unidade de Conservação

Diagnóstico Ambiental

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2020

A Educação Ambiental pode ser entendida como um processo de educação responsável por formar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e que buscam a conservação e preservação dos recursos naturais. Por essa razão, vem sendo reconhecida como uma perspectiva capaz de sensibilizar a sociedade acerca dos problemas ambientais existentes dentro de uma Unidade de Conservação e ajudar a promover a sustentabilidade. Pretendeu-se responder a problemática instituída na pesquisa: Qual o potencial da trilha interpretativa para a organização de uma SD sobre Ecologia e EA para os alunos do Ensino Fundamental? Para que este propósito fosse alcançado fez-se necessário a utilização da trilha interpretativa como recurso pedagógico de EA, pois, possibilita uma aproximação do homem com a natureza. A presente pesquisa teve como objetivo explorar o potencial didático existente na trilha interpretativa do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo e propor uma sequência didática sobre Educação Ambiental em um espaço não formal de ensino, com o tema “Ecologia e Ecossistemas”. A proposta servirá como material de apoio para os professores trabalharem com os alunos do 6o ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir do diagnóstico ambiental local e análise da disciplina de ciências no Projeto Político Pedagógico, foi possível explorar o potencial didático existente na trilha interpretativa e propor atividades, que servirão como material de apoio para os professores do Ensino Fundamental. Com isso, conclui-se que a utilização de trilhas interpretativas como uma modalidade didática é imprescindível no processo de ensino e aprendizagem, pois oportuniza ao aluno a vivência do conteúdo.