SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS UTILIZANDO A INFILTRAÇÃO EM SOLO COMO TEMA NORTEADOR

BRUNO MARCELO LARDIÃO DE SOUZA

ALINEAUREA FLORENTINO SILVA

Água

Lençol Freático

Contaminação do Solo

Infiltração

Ensino de Química

Recursos naturais e tecnologia

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

Com as novas tendências educacionais e a necessidade de falar mais sobre a gestão dos recursos naturais, novas metodologias podem vir a ser criadas e aplicadas em sala de aula, com intuito de formar cidadãos comprometidos com a utilização mais sustentável de tais recursos. O termo Ciências da Natureza nos permite uma gama de possibilidades criativas utilizando-se da própria natureza como tema gerador de aulas, cuja aprendizagem tende a tornar-se mais significativa para os educandos, pela possibilidade de atividade mais vivencial. A sequência didática deste trabalho busca despertar o interesse entre os estudantes por conceitos fundamentais das Ciências da Natureza, a partir da construção de aulas interdisciplinares, que abordem temas como filtração e separação de misturas, solubilidade de substâncias, poluentes ou não. Em Física, é possível estudar as diferentes velocidades de escoamento do líquido através do solo (percolação) e o efeito desta infiltração nas águas subterrâneas; em Biologia, conhecer doenças transmitidas através da água e debater o direito de acesso à água potável; podendo ainda o tema ser associado às disciplinas das Ciências Humanas, com abordagem relacionada às problemáticas sociais. Para verificar como conseguem associar os conteúdos formais, presentes no currículo, à problemática ambiental da contaminação do solo e da água do subsolo, foi aplicado um pré-teste online e impresso com estudantes da Rede Pública de Ensino de Pernambuco. Como resultado, os estudantes demonstraram possuir uma série de conhecimentos prévios, tendo sido necessária a reformulação de determinados conceitos e introdução de novos termos técnicos. Após os testes preliminares, a exibição de material em mídia, associada à demonstração experimental com materiais de baixo custo, mostrou que houve a consolidação desses conceitos, o que confirma-se a partir dos questionários pós teste. Por fim, a validação do método realizada por pares, de diversas áreas (Biologia, Física, História, Química), apontou que a linguagem e metodologia atenderam aos critérios da CAPES, acentuando-se o critério de aplicabilidade como ponto forte.