SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINOFUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CAATINGA

DAIANE MOURA DE SANTANA

WASHINGTON DE JESUS SANT’ANA DA FRANCA ROCHA

Coorientador:

NILDON CARLOS SANTOS PITOMBO

Intervenção pedagógica

Educação científica

Bioma

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2020

A percepção do ambiente da caatinga por estudantes da região tem sido objeto de discussão de diversos estudos que apontam que os estudantes não a reconhecem e não se reconhecem como habitantes deste bioma. Questão também confirmada a partir da experiência da autora. Assim, esta pesquisa busca sistematizar novas estratégias para o ensino de ciên7cias para crianças do semiárido. A partir que uma pesquisa participativa de caráter qualitativo, que se estrutura por meio de uma sequência didática como uma estratégia de intervenção pedagógica. Realizou-se com estudantes séries finais do ensino fundamental, em uma escola rural do município de Ipecaetá, Ba. Tendo como objetivo central compreender o potencial de utilização de sequência didática para o ensino de ciências no Ensino Fundamental II em uma escola do campo e suas contribuições teórico-práticas para educação ambiental na caatinga. E específicos: Diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o bioma caatinga, considerando seus saberes cotidianos; Identificar e vivenciar elementos da paisagem da caatinga que a caracteriza como bioma de múltiples riquezas vegetal, animal e cultural; Promover situações de aprendizagem que possibilitem a construção de conhecimento e a valorização e preservação do bioma caatinga; Avaliar as percepções adquiridas no transcorrer do processo de construção de novos; conhecimentos pelos estudantes sobre o bioma caatinga considerando os aspectos físicos e diversidade biológica e; Divulgar resultados da pesquisa para a comunidade escolar e científica a partir de palestras e produção de artigos científicos. Abordou-se a importância do saber científico, do Letramento Científico (LC), da Educação do Campo, da Ecopedagogia na Caatinga e da Sequência Didática como Estratégia para a Ressignificação do Ensino de Ciências. Metodologicamente, levantaram-se as necessidades dos estudantes através pré-teste e escutas. Em seguida traçou-se um plano de intervenção com saídas de campo, mapas mentais da trilha realizada na comunidade, mostra cultural e exibição de filmes e pós-testes para avaliar os resultados. O grupo de estudantes que fizeram parte dessa intervenção foi composto por quatorze integrantes, no pré-teste 28,5% afirmaram que todo ambiente de caatinga é extremamente seco, insalubre e pobre. Após a intervenção apenas 14% percebiam dificuldades do plantio no período de seca, mas já reconheciam as peculiaridades e riquezas da caatinga, 64% dos estudantes apresentavam posicionamentos positivos sobre a caatinga. Deste modo, conclui-se que, a estratégia, sequência didática, se mostrou bastante eficiente para o trabalho de educação científica e ambiental realizado, contribuindo para a redução de ideias distorcidas e negativas da caatinga e da redução de uma visão estigmatizada sobre o bioma. Associações distorcidas estão diretamente ligadas ao baixo acesso às informações de qualidade e influências culturais nestas regiões historicamente negligenciadas. O que requer novos direcionamentos e ressignificações aos conteúdos e metodologias aplicadas em sala de aula, que construa o conhecimento a partir do protagonismo dos estudantes.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional