SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM PRAIAS

Amazônia

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2023

Este trabalho tem enfoque na identificação de impactos ambientais em praias por meio do
ensino das ciências ambientais (ECA) na prática educativa, através da elaboração, implementação e validação de uma sequência didática (SD). O estudo tem como objetivo,
promover o ensino e divulgação de impactos ambientais em praias, para fins de mitigação, através do desenvolvimento da SD, realizando o levantamento prévio dos conhecimentos dos educandos acerca de problemas ambientais na praia do Maçarico- Salinópolis/PA, identificando os principais impactos ambientais na área de estudo, desenvolvendo e aplicando a SD e validando a mesma. Os sujeitos participantes da pesquisa foram educandos do 9º ano da Turma B da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teodato de Rezende, Salinópolis/PA. Antes da aplicação da SD, foi realizada formação com duração de três horas, com educandos voluntários do ensino médio que atuaram como monitores e educadores do 9º ano das seguintes áreas de conhecimento: matemática, geografia, educação física, inglês e história e o gestor escolar. O desenvolvimento do produto educacional foi constituído de 10 etapas utilizando 28 aulas. Os educandos foram conduzidos até praia para coletar dados em relação ao ambiente em estudo com o objetivo de compreender os principais fatores que geram impactos ambientais nas praias e de que forma podem ser mitigados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado aos turistas, pescadores, proprietários de empreendimentos nas proximidades da praia e frequentadores em geral. Adicionalmente, com o objetivo de identificar impactos e analisar de quais formas eles afetam o ambiente, foi utilizada uma tabela de resíduos sólidos, para identificar, classificar, quantificar e registrar os resíduos coletados na área de estudos. Verificou-se que após a aplicação da SD houve uma mudança atitudinal nos educandos, resultando um melhor entendimento e práticas dos objetivos de desenvolvimento sustentável, com isso pode-se perceber que está é uma metodologia de ensino que pode ser aplicada e replicada por educadores de diversas áreas de ensino.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional