SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESÍDUOS SÓLIDOS: ATIVIDADES LÚDICAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA


 

 

Autor:

CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS

 

 

 

Orientador:

VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA 

 

Coorientador:

ALINEAUREA FLORENTINO SILVA

 

 

 

Palavras Chaves:

Coleta seletiva

Educação Ambiental

Ensino de Ciências

Jogos educacionais

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2020

Resumo:

 

As discussões dos temas ambientais trazem para o ensino das Ciências Ambientais contribuições que permitem despertar o sentido de pertencimento e tomada de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa foi realizada na Escola Municipal Severino Krause, município de Vitória de Santo Antão-PE. Com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos críticos que atuem como protagonistas e agentes promotores de mudanças no comportamento de suas comunidades, a sequência didática que abordou, dentre os vários temas, a definição de resíduos sólidos, consumo consciente, poluição, reciclagem, reutilização e coleta seletiva, apresentados em atividades desenvolvidas com o uso de recursos como vídeos, jogo e atividade artística. Os resultados demonstraram que, apesar do contato diário com grande diversidade e quantidade de resíduos sólidos, os alunos pouco aplicavam o conhecimento sobre seu descarte e disposição. E que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. Assim, as atividades lúdicas como proposta pedagógica permitem a construção de um aprendizado de forma significativa, permitindo a introdução de temas da realidade dos alunos dentro da sala de aula, gerando reflexão e a ampliação da visão crítica dos alunos.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional