Autor: CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS
Orientador: VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
Coorientador: ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
Palavras Chaves: Coleta seletiva Educação Ambiental Ensino de Ciências Jogos educacionais
Linha de Pesquisa: Ambiente e sociedade
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2020 |
Resumo:
As discussões dos temas ambientais trazem para o ensino das Ciências Ambientais contribuições que permitem despertar o sentido de pertencimento e tomada de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa foi realizada na Escola Municipal Severino Krause, município de Vitória de Santo Antão-PE. Com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos críticos que atuem como protagonistas e agentes promotores de mudanças no comportamento de suas comunidades, a sequência didática que abordou, dentre os vários temas, a definição de resíduos sólidos, consumo consciente, poluição, reciclagem, reutilização e coleta seletiva, apresentados em atividades desenvolvidas com o uso de recursos como vídeos, jogo e atividade artística. Os resultados demonstraram que, apesar do contato diário com grande diversidade e quantidade de resíduos sólidos, os alunos pouco aplicavam o conhecimento sobre seu descarte e disposição. E que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. Assim, as atividades lúdicas como proposta pedagógica permitem a construção de um aprendizado de forma significativa, permitindo a introdução de temas da realidade dos alunos dentro da sala de aula, gerando reflexão e a ampliação da visão crítica dos alunos. |
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