SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NASCENTES URBANAS: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


Autor:

VANIA NEGRI-SAKATA

 

Orientador:

IRENE YUKIKO KIMURA

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental

Diagnóstico Ambiental

Interdisciplinaridade

Contextualização

Urbanização

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Escolas Sustentáveis

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2018

Resumo:

 

Em razão ao processo intenso de urbanização no Brasil, as nascentes urbanas tiveram seu ambiente ocupado ou degradado por ação antrópica, sem levar em consideração a sua importância para o abastecimento de água na superfície terrestre. Ações como a retirada da vegetação e invasão por residências, comprometem sua perenidade e a sua contribuição para com os corpos de água. A legislação específica para a maior parte das zonas urbanas brasileiras não garantiu a necessária proteção das nascentes ao longo do tempo. Portanto, o objetivo desse estudo foi, por meio de um diagnóstico da situação ambiental das nascentes urbanas de Goioerê – PR, elaborar, implementar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática sobre nascentes urbanas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, buscando sensibilizá-los a respeito da necessidade de preservação das nascentes. A metodologia utilizada no diagnóstico ambiental foi qualitativa do tipo levantamento de dados, enquanto a Educação Ambiental teve enfoque na prática de ensino investigativo, de maneira participativa, informativa e dialógica com os alunos durante o processo; a metodologia de ensino priorizou a contextualização, a interdisciplinaridade e a formação da cidadania em uma aplicação de sequência didática (SD). Os resultados obtidos da pesquisa das 10 (dez) nascentes mapeadas e avaliadas apontaram que apenas uma (01) estava com bom Grau de Preservação, mas ainda faltava a vegetação necessária para estar em total conformidade com a Legislação; as demais apresentavam irregularidades variadas, havendo a necessidade de recuperação e preservação por parte dos órgãos públicos e sensibilização da população para se tornarem ambientalmente adequadas. A aplicação da SD contemplou a tipologia de conteúdos e avaliações descritos por Zabala (1998), os seus módulos foram articulados e distribuídos em conceituais, procedimentais e atitudinais, com práticas de ensino investigativo, contextualizado e interdisciplinar. A SD contribuiu para divulgar o resultado da pesquisa, a qual apresentou resultado positivo no processo de sensibilização ambiental durante o seu desenvolvimento. Portanto, concluiu-se que as nascentes urbanas de Goioerê-PR investigadas encontram-se em desconformidade com as leis ambientais brasileiras e estão em situação de vulnerabilidade ambiental, necessitando intervenção pública para a sua recuperação, sendo também necessário um trabalho de sensibilização na comunidade local de forma contínua e não isolada, com o intuito de levar o conhecimento científico, tecnológico, social e ambiental, desta maneira buscando gerar uma nova cultura de cidadania responsável e sustentável. A SD apresentou-se como uma opção satisfatória para se trabalhar o tema nascentes urbanas no contexto escolar e aguçou a criticidade dos alunos, contribuindo para formação de cidadãos reflexivos e conscientes ambientalmente, por meio do processo de Educação Ambiental.

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