SITE EDUCACIONAL PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS


Autor:

VINÍCIUS OLIVEIRA BARRA

 

Orientador:

SANDRA HELENA DA SILVA

 

Palavras Chaves:

Transdisciplinaridade

Crise ambiental

Tecnologias digitais

Site educacional

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Tecnologias e mídia na Educação

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2018

Resumo:

 

Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e com todo o sistema ambiental, evidenciando a necessidade da realização de ações que promovam discussões e reflexões sobre os impactos da crise ambiental no cotidiano das pequenas cidades. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a aplicabilidade e as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino das Ciências Ambientais. Os resultados do estudo comprovaram a aplicabilidade e contribuições das tecnologias digitais para o ensino das Ciências Ambientais. Nessa perspectiva foi desenvolvido um site educacional, em colaboração com os discentes do 3º ano integrado do curso de Informática do IFAM/Campus Tabatinga, para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na propagação, discussões e reflexões dos problemas ambientas, a nível local e global. Espera-se que o site educacional desenvolvido a partir do tema resíduos sólidos e saneamento básico, possa ser utilizado por professores de qualquer área do conhecimento, para promover discussões e reflexões sobre as questões ambientais em nível local e planetário, buscando sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre o fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional