SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO


Autor:

ARIANE RUIZ DE OLIVEIRA KOIKE

 

 

Orientador:

MARLI SCHMITT ZANELLA

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino de Biologia

Educação Básica

Análise de Conteúdo

Guia Educacional

Educação Ambiental

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2020

Resumo:

 

A promoção da Educação Ambiental em meio à Educação Básica pode ser dada nos diferentes níveis educacionais, com agentes escolares específicos, considerando determinados recursos e/ou práticas educativas, ou então, em distintas áreas do conhecimento. Interligado a esta percepção, esta pesquisa busca promover a Educação Ambiental no Ensino Médio, especificamente junto à disciplina de Biologia. Delimitadamente, faremos isso por meio: 1) da escolha do livro didático, enquanto recurso/tecnologia educacional necessário e amplamente utilizado; 2) do professor de Biologia, como um dos principais agentes educativos que, potencialmente na contemporaneidade, pode ensejar uma maior criticidade em seus educandos no que tange a preservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade sustentável. Deste modo e tendo o município de Goioerê-PR como o principal lócus de nossas atividades: (a) analisamos livros didáticos de Biologia, (b) entrevistamos professores de Biologia, (c) entrevistamos um técnico educacional e, por fim, (d) revisamos uma literatura e um conjunto de dispositivos legais vinculados à temática de pesquisa intrínseca a este trabalho. Estas ações, em linhas gerais, ligam-se ao desígnio maior de construir um guia de orientações para que os professores da disciplina de Biologia possam, facilitadamente, escolher materiais didáticos realmente promotores de uma educação ambiental crítica, interdisciplinar, contextualizada e dinâmica, tal como determina a legislação atual que trata desta política pública educacional/área do conhecimento (constituindo desta forma, o objetivo principal deste pesquisa que, por sua vez, resguarda uma clara predisposição qualitativa, descritiva e expiratória). Após a realização das atividades de pesquisa supracitadas e a da aplicação preliminar do produto educacional produzido por nós, podemos concluir que o material que edificamos auxilia, efetivamente, professores de Biologia do Ensino Médio na escolha de materiais didáticos adequados vinculados à promoção de uma Educação Ambiental.

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