TABULEIRO ECOLÓGICO: SENSIBILIZAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)


Autor:

EDILENE KARLA TAVARES CRUZ

 

 

Orientador:

CRISTIANE DE PAULA FERREIRA 

 

Coorientador:

RONALDO ADRIANO DA SILVA RIBEIRO

 

 

 

Palavras Chaves:

Recurso didático

Educação de jovens e adultos

Interdisciplinaridade

Ciências ambientais

Agenda 2030

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2022

Resumo:

 

As discussões e, principalmente, as ações em torno das questões ambientais no século XXI, são primordiais para lidarmos com os processos de degradação antrópica. Neste processo, é necessário e fundamental o papel do educador, ensinando e sensibilizando para a importância de se conservar tanto os ecossistemas ainda preservados, como os que precisam de recuperação. Na paisagem, as matas ciliares são um importante elo entre a conservação das florestas e os corpos d’água, e o entendimento do seu funcionamento e relação direta com a qualidade da biota e da água são fundamentais para sua preservação. O presente trabalho teve como principal objetivo, desenvolver, junto com educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de São Félix do Xingu – PA, um jogo de tabuleiro na perspectiva interdisciplinar das Ciências Ambientais para o Ensino Fundamental ll (Anos Finais), com ênfase na conservação das matas ciliares. A metodologia desenvolvida, fundamentou-se de forma estruturada em um curso de formação continuada sobre o tema e na construção do Tabuleiro Ecológico, embasado nos conhecimentos sobre a temática, onde pode ser utilizado com os educandos da EJA. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, com perguntas semiestruturadas. Aplicou-se dois questionários junto aos professores voluntários e participantes do curso para acompanhamento em cada etapa, sendo um questionário prévio, um para avaliação do curso teórico e um para avaliação da oficina, e terceiro questionário para validação do jogo de tabuleiro, foi aplicado com educadores e
educandos, totalizando dez educadores e educandos. Espera-se que com este trabalho possamos contribuir para melhoria das práticas educativas, principalmente na qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos educandos, buscando atender transversalmente às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS4, que versa da educação de qualidade, o ODS11, que trata das cidades e comunidades sustentáveis, e do ODS15, que visa assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres, em especial as florestas.

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