Autor:
EDILENE KARLA TAVARES CRUZ
Orientador: CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Coorientador: RONALDO ADRIANO DA SILVA RIBEIRO
Palavras Chaves: Recurso didático Educação de jovens e adultos Interdisciplinaridade Ciências ambientais Agenda 2030
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPA
Ano: 2022 |
Resumo:
As discussões e, principalmente, as ações em torno das questões ambientais no século XXI, são primordiais para lidarmos com os processos de degradação antrópica. Neste processo, é necessário e fundamental o papel do educador, ensinando e sensibilizando para a importância de se conservar tanto os ecossistemas ainda preservados, como os que precisam de recuperação. Na paisagem, as matas ciliares são um importante elo entre a conservação das florestas e os corpos d’água, e o entendimento do seu funcionamento e relação direta com a qualidade da biota e da água são fundamentais para sua preservação. O presente trabalho teve como principal objetivo, desenvolver, junto com educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de São Félix do Xingu – PA, um jogo de tabuleiro na perspectiva interdisciplinar das Ciências Ambientais para o Ensino Fundamental ll (Anos Finais), com ênfase na conservação das matas ciliares. A metodologia desenvolvida, fundamentou-se de forma estruturada em um curso de formação continuada sobre o tema e na construção do Tabuleiro Ecológico, embasado nos conhecimentos sobre a temática, onde pode ser utilizado com os educandos da EJA. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, com perguntas semiestruturadas. Aplicou-se dois questionários junto aos professores voluntários e participantes do curso para acompanhamento em cada etapa, sendo um questionário prévio, um para avaliação do curso teórico e um para avaliação da oficina, e terceiro questionário para validação do jogo de tabuleiro, foi aplicado com educadores e |
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