TEATRO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÛGICA A PARTIR DA GOVERNANÁA AMBIENTAL


 

Autor:

CLEUDE DE SOUZA MAIA

 

 

 

Orientador:

AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS

 

Coorientador: LÚCIA HELENA PINHEIRO MARTINS

 

 

 

Palavras Chaves:

Saneamento Básico

Teatro pedagógico

Ensino das Ciências Ambientais

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos naturais e tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A pesquisa foi motivada por minhas inquietações ante à problemática do saneamento básico e governança ambiental, em especial no município de Lábrea, e a possibilidade de tratá-la como tema de contextualização no ensino das ciências ambientais. A preocupação pedagógica em encontrar caminhos metodológicos lúdicos para contribuir com uma educação transformadora me levou a trabalhar o teatro pedagógico em atividades extracurriculares de ensino das ciências ambientais tendo a governança ambiental e o saneamento básico como temática de contextualização e interdisciplinaridade no ensino básico. A pesquisa foi conduzida numa abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo orientada pela pesquisa-ação momento em que realizamos oficinas pedagógicas e dinâmicas de grupo. Tivemos como sujeitos da pesquisa os alunos do 3º ano do curso integrado em Administração do IFAM Campus Lábrea. Como objetivo geral avaliamos práticas de teatro pedagógico como atividade extracurricular voltada ao ensino das ciências ambientais tendo o saneamento e governança ambiental no município de Lábrea como tema de contextualização. Caracterizamos o saneamento básico no município de Lábrea, como sendo precário; os espaços democráticos e a participação popular no processo de governança do saneamento básico no munícipio de Lábrea, são quase inexistente, pois as pessoas que deviam representar a coletividade, não se encontram nestes espaços; elaboráramos conteúdos de atividades teatrais integradoras do saber ambiental tendo a governança ambiental e o saneamento básico como temática de contextualização. A pesquisa comprovou que por meio da prática pedagógica do teatro pode-se contribuir para que educandos e educadores vivenciem e reflitam os conteúdos escolares a partir da realidade do lugar em que vivem.

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