TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM

ELEUCIMAR MONTEIRO DA CUNHA

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

Saúde e Meio Ambiente

Ensino Técnico Profissionalizante

Enfermagem

Região Alto Rio Negro

Currículo

Sociedade e Ambiente

Comunidade, Saúde e

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2020

A relação entre saúde e meio ambiente deve ser compreendida de forma interdependente, mutável e sistêmica na atenção primária à saúde. Nessa vertente, quando pensada a interface saúde e meio ambiente, torna-se imprescindível que a enfermagem tome posição na discussão. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi investigar a presença da temática ambiental em cursos técnicos profissionalizantes em enfermagem em duas Instituições Federais de ensino do Amazonas. O estudo sustentou-se na abordagem teórica da complexidade Sistêmica, visando uma transformação nas práticas educativas em direção ao novo saber, capaz de nortear um mundo sustentável. Sendo desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira-AM, e Instituto Federal de Roraima. Os sujeitos da pesquisa correspondem aos discentes e docentes do curso Técnico em Enfermagem na forma subsequente. A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, exploratória e descritiva, a abordagem do objeto envolveu técnicas qualitativas. O resultado da pesquisa mostrou a superficialidade das temáticas no PPC do curso assim como nos Planos de ensino dos docentes. Porem demonstrou também que, discentes e docentes são conscientes da relação intrínseca que existe entre saúde e ambiente e a importância em sua formação. Os dados resultaram na elaboração de um protocolo de orientação para inserção das Temáticas Ambientais na formação Técnica Profissionalizante em Enfermagem.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional