TERRA E LUTA NO JEITO DE VIVER E RESISTIR NO SERTÃO: DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA SOBRE FUNDO DE PASTO PARA O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO


 

Autor:

EDNA DOS SANTOS DANTAS DA CONCEIÇÃO

 

 

 

Orientador:

JOSELISA MARIA CHAVES

 

 

 

Palavras Chaves:

Sequencia didática

Conflitos Socioambientais

Ensino Médio

Projeto Político Pedagógico

Educação do Campo

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

Comunidades de Fundo de Pasto são Comunidades Tradicionais presentes, em especial, nos ambientes de Caatinga, instaladas em terras devolutas, consistindo em um modo particular de viver no Sertão, com relações harmônicas com a natureza na criação coletiva de caprinos e ovinos nestas áreas. Devido à situação de fragilidade quanto à permanência desses povos nesses territórios, essas comunidades estão expostas a pressões impostas por grileiros, supostos proprietários, projetos de desenvolvimento como parques eólicos, mineradoras que insistem em se apossar dessas terras, gerando conflitos socioambientais. O modo de vida e a luta dessas comunidades são invisibilizadas, fato que distancia essa realidade dos debates, sobretudo no espaço escolar, apesar da escola e de seus sujeitos estarem inseridos neste contexto. No geral, professores e estudantes desconhecem essas Comunidades Tradicionais, seu modo de vida, sua história, sua luta. Por isso, este estudo tem por objetivo geral verificar os efeitos da aplicação de uma Sequência Didática sobre conflitos socioambientais em Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, no favorecimento do senso crítico dos estudantes do Ensino Médio no município de Uauá-BA, bem como na inserção do tema na Proposta Político Pedagógica do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora. O método da pesquisa, Pesquisa de Desenvolvimento, constituiu-se em seis etapas: revisão da literatura sobre Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto; diagnóstico do conhecimento prévio dos estudantes sobre esta temática; desenho e planejamento da Sequência Didática com os professores; desenvolvimento de atividades com os estudantes; reunião com professores e estudantes participantes da pesquisa para avaliação da atividade; e por fim, análise de todo o processo. Como produtos educacionais, foram elaborados: i) Sequência Didática interativa; ii) Etnomapas; iii) coletânea de místicas; iv) álbum digital sobre as comunidades tradicionais de Fundo de Pasto; e, v) roteiro de orientações do direcionamento da Sequência didática para a Proposta Político Pedagógica. Os resultados demonstram: i) no diagnóstico os estudantes não reconhecem as comunidades de Fundo de Pasto como comunidade tradicional, desconhecem, inclusive, os conflitos vividos por esse povo; ii) os estudantes valorizam e reconhecem, apesar das limitações, a necessidade de lidar com as novas tecnologias, destacando a dificuldade de acesso à internet; iii) tanto professores quanto estudantes indicam a necessidade de modificação das estratégias de ensino; iv) a sequência didática produziu efeito no desenvolvimento do senso crítico das produções escritas dos estudantes; v) estudantes e professores participantes da pesquisa avaliaram a atividade como positiva e indicaram a introdução da temática na revisão da Proposta Político Pedagógica, considerando importante seu redimensionamento.

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