Autor:
ERIK LAUÃ GONÇALVES TENORO
Orientador: ROSEMERY DA SILVA NASCIMENTO
Palavras Chaves: Estratégias metodológicas Recursos minerais Geodiversidade na escola
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e Tecnologia
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPA
Ano: 2023 |
Resumo:
Este trabalho representa o experimento pedagógico que tem como objetivo facilitar o ensino em Ciências Ambientais na educação básica, usando conceitos de mineralogia, bem como a origem, uso, aplicação destes recursos minerais. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado no Município de Marituba, em Belém-Pará, usando como modelo a Escola Municipal Dom Calábria, a fim de elaborar um roteiro de uma trilha mineral para ensino de Ciências Ambientais com base nas observações e análises de materiais naturais que ocorrem dentro e nos arredores da escola, usando materiais pétreos de construção civil que possam ser descritos como pontos de destaque e estudo no roteiro da trilha mineral, ressaltando o contexto regional de geodiversidade, no qual a escola está inserida. Desta forma, no roteiro da trilha mineral educacional, são apresentados conceitos básicos da geologia regional, destacando rochas e minerais que são usados na trilha mineral. Estes conceitos básicos são apresentados na forma de uma cartilha digital disponibilizada, a princípio para a Escola Dom Calábria e posteriormente para outras escolas do Município de Marituba, esperamos como resultado motivar e potencializar o ensino e aprendizado em Ciências Ambientais, avançando na formação de um pensamento mais crítico e social sobre uso e aplicação dos recursos minerais com a divulgação do roteiro Trilha Mineral Educacional nas escolas da região por intermédio do site da escola piloto e dos professores participantes. |
|