Autor:
EDUARDO DA SILVA SANTOS
Orientador: GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA
Palavras Chaves: Ciclo Hidrológico Aprendizagem Trilha digital Cibercultura Projeto Parque Educador
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Recursos Naturais e Tecnologia
Instituição: PROFCIAMB UNB
Ano: 2021 |
Resumo:
A água é um elemento essencial para vida dos seres vivos na Terra; com isso, sua qualidade e quantidade vêm ao longo da história sendo utilizada para diversas finalidades. Desta forma, foi percebido que a sociedade necessita estar mais sensibilizada ao uso consciente desse recurso. Nesse contexto, a educação apresenta-se como um caminho para o fortalecimento dessa mudança sob forma de aprendizagem crítica e integrada dos diversos conteúdos escolares e, principalmente, sobre o ciclo da água. Esta pesquisa trata-se sobre a compreensão do processo metodológico de criação da trilha virtual do ciclo da água do parque ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal, que poderá fortalecer a temática da água e desencadear um processo de aprendizagem inovador sobre o ciclo hidrológico entre os estudantes do Projeto Parque Educador no cerrado brasileiro, como também, de forma mais específica, entender o processo da criação da trilha virtual do ciclo da água como instrumento interativo para o ensino das ciências ambientais. Contudo, baseado no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não se pode conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, essa pesquisa está utilizando uma abordagem quali-quantitativa, e contaria com as escolas dos anos finais do ensino fundamental envolvidas na formação em educação ambiental e patrimonial no Parque Ecológico Riacho Fundo. O estudo apresenta quatro fases da construção da trilha virtual do ciclo da água, como: visitas técnicas ao parque ecológico, gravação dos vídeos sobre as componentes do ciclo da água, construção dos layouts das placas virtuais e criação do site. O presente trabalho tem como resultado a criação do site – trilha virtual do ciclo da água e um guia prático de orientação (sequência didática) da trilha virtual para os estudantes e professores em aula remota ou presencial. Conclui-se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – trilha virtual do ciclo da água, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem para contribuir nas ações educacionais do Projeto Parque Educador e na formação de sujeitos |
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