UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS REGULARES E EJA DO ENSINO FUNDAMENTAL

ERICA TOBIAS DE OLIVEIRA

CHRISTIANO NOGUEIRA

Educação Ambiental

Consumo

Relação ser humano e natureza

Relação trabalho e natureza

Ambiente e Sociedade

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2018

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do entendimento sobre as concepções de educação ambiental, de alunos do ensino fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA dos Colégios Estaduais Bento Munhoz da Rocha Neto e Porto Seguro, ambos no município de Paranaguá, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e entrevistas não estruturadas a fim de investigar o entendimento que os discentes possuíam sobre a temática da educação ambiental. As questões presentes no questionário e entrevistas foram elaboradas com base nos conceitos principais abordados pelo referencial teórico que constituíram os eixos temáticos. Os principais conceitos abordados pela pesquisa são a importância da relação entre o ser humano e a natureza, o conceito ontológico de trabalho, o trabalho e sua importância na relação ser humano e natureza, a identificação do conceito trabalho em consonância com o meio ambiente, a dissociação do ser humano e natureza e as concepções de educação ambiental. Analisando as respostas dos discentes, juntamente com os eixos orientadores que foram elaborados a partir dos referenciais teóricos, as Unidades de Análise foram definidas a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das falas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin- TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas, tanto nos questionários quanto nas entrevistas realizadas, com ambas as modalidades de ensino. Os resultados obtidos através das análises demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, onde a reciclagem ainda é tida como ação salvadora dos problemas ambientais e sem vinculação com o todo. Há ainda falta de conscientização acerca do papel do ser humano em toda a destruição ambiental.