UM OLHAR PARA O RIO CAMBUÍ: SENSIBILIZANDO OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA E PROBLEMATIZADORA

ADEMILSON LEANDRO GATO

LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT

Conservação

Recursos Hídricos

Educação Ambiental

Água

Meio ambiente

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2021

O rio Cambuí, localizado na Bacia Hidrográfica de mesmo nome e pertencente às bacias do Alto Iguaçu e Ribeira, está localizado no município de Campo Largo (PR), região metropolitana de Curitiba. O seu leito encontra-se, praticamente em toda a sua extensão, num nível elevado de antropização. Parte de suas margens estão localizadas próximas ao Colégio Estadual Sagrada Família, o qual compõe a rede estadual de ensino do Estado do Paraná. Nesse colégio, numa turma do curso de Formação de Docentes, foi desenvolvida a pesquisa em que se analisou práticas pedagógicas com o intuito de valorizar os recursos hídricos a partir da Educação Ambiental Crítica, na aplicação de uma Sequência Didática com o objetivo principal de conservação, não apenas desse, mas também de outros cursos d’água. Paulo Freire e Orlando Fals Borda são os principais autores reportados nesse trabalho devido à visão crítica e dialógica que ambos possuem em suas obras. A metodologia da Pesquisa Participante direciona o presente trabalho. Formar estudantes críticos acerca das questões ambientais, principalmente no tema água, é uma urgente necessidade.