UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RELACIONADA À PESCA NA MODALIDADE DE TARRAFA ARTESANAL EM MATINHOS, NO LITORAL DO PARANÁ

NALU BATISTA ROSAS DE SOUZA

LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT

Povos tradicionais

Cultura Caiçara

Educação Ambiental

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

A educação ambiental está prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros desde 1998, sendo considerado um tema à ser tratado de maneira transversal e por uma abordagem interdisciplinar. Determinadas correntes de educação ambiental, como a crítica, estão alinhadas à conceitos como o Buen Vivir, pois denunciam barbáries cometidas historicamente, bem como o modelo de desenvolvimento econômico capitalista como a causa final da emergência ambiental atual. As comunidades tradicionais, como a comunidade caiçara do município de Matinhos, no litoral do Paraná, sofrem historicamente um processo de desterritorialização e perca de identidade. A manutenção de seus costumes e práticas é movimento de resistência e enfrentamento à dominação social e à injustiça ambiental. Neste sentido, este trabalho se propôs a elaborar e aplicar uma sequência de ensino voltada à cultura caiçara, com foco nas práticas de pesca com tarrafa artesanal do município de Matinhos através de uma prática de pesquisa-ação realizada em ambiente escolar. A sequência de ensino se mostrou como uma maneira de aproximar o currículo escolar da cultura caiçara a partir de uma perspectiva que reconhece a importância dos povos tradicionais e que fomenta a construção desta identidade nas novas gerações.