UMA PROPOSIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DO ESTUDO DE CASO DE BACIA HIDROGRÁFICA


 

Autor:

GABRIEL DOS SANTOS PAULON

 

 

 

Orientador:

FERNANDA DA ROCHA BRANDO FERNANDEZ

 

 

 

 

Palavras Chaves:

Bacia hidrográfica
Estudo de Caso
Formação de professores
Interdisciplinaridade

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB USP

 

Ano: 2021

Resumo:

 

O objetivo dessa pesquisa é criar um guia para formação dos professores por meio da metodologia Estudo de Caso abordando o tema Bacia Hidrográfica de forma interdisciplinar. A priori foi montado um curso de formação abrangendo 4 temas, que foi reestruturado, a posteriori, por meio da análise de materiais didáticos que tratam sobre o tema “Bacia Hidrográfica” e que de certa forma buscam a Interdisciplinaridade. A análise dos materiais ocorreu utilizando a Análise de Conteúdo, categorizando as aulas com base nos Indicadores de Interdisciplinaridade. A análise contribuiu para a proposição de um material formativo, como também para a elaboração do produto desse mestrado, fornecendo um guia para professores que buscam trabalhar com a interdisciplinaridade no seu fazer pedagógico.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir– Dissertação Produto Educacional