UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E COLETA SELETIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARCIO APARECIDO PINTO

VIVIANE OLIVEIRA SOARES

Escola

Educação Ambiental

Coleta Seletiva

Resíduos Sólidos

Recursos Naturais e Tecnologia

Comunidade, saúde e ambiente

PROFCIAMB UEM

Ano: 2018

Os resíduos sólidos urbanos representam um problema para o meio ambiente, causando catástrofes ambientais ou disseminando doenças na população. O destino final dos resíduos sólidos é de responsabilidade dos gestores municipais, estaduais, da União e dos cidadãos. O processo de coleta seletiva deve ter participação de todos, começando pela escola, que tem a função de promover uma educação ambiental com base na coleta seletiva. Neste trabalho, foi desenvolvida uma sequência didática sobre os temas “resíduos sólidos” e “coleta seletiva” para os alunos das séries finais do ensino fundamental. A metodologia consistiu, inicialmente, de uma entrevista com as três turmas do 6º ano de um colégio estadual do município de Goioerê-PR, a fim de investigar o nível de conhecimento e sensibilização dos estudantes acerca dos temas propostos nesta pesquisa. Os dados obtidos no questionário semiestruturado serviram para o desenvolvimento da sequência didática, reforçando a necessidade de trabalhar os temas. A sequência didática foi desenvolvida conforme as bibliografias pesquisadas, sendo constituída por aula expositiva dialogada, cartilha educativa e informativa e aula com vídeo sobre a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis do município de Goioerê-PR (ATA). A análise dos resultados do questionário semiestruturado mostrou que a turma B apresentou um desempenho inferior em relação às demais turmas, sendo, por isso, a eleita para o desenvolvimento da sequência didática. A sequência didática foi desenvolvida com a mesma turma, mas no ano letivo seguinte, ou seja, este trabalho demandou aproximadamente um ano. Os resultados da entrevista realizada por meio do último questionário sinalizaram avanço na conscientização e no conhecimento dos alunos sobre os conteúdos ligados aos temas, tais como tipos de lixos, lixo reciclável, aterro sanitário, além da participação do município, do Estado e da sociedade na coleta seletiva e na gestão de resíduos sólidos.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional