UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ÁGUA E POLUIÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

CRISTIANE JUSSARA DA SILVA

HELOTONIO CARVALHO

Coorientador:

KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO

Aprendizagem Significativa

Estuário

Mapa Conceitual

Produto Educacional

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2019

A poluição litorânea está na lista dos graves problemas ambientais que prejudicam a sociedade e a manutenção dos ecossistemas. O Complexo Estuarino do Canal de Santa Cruz, em Itapissuma-PE, vem passando por um intenso processo de degradação e poluição. Fato preocupante, visto sua grande relevância ambiental e socioeconômica para os municípios. Considerando esse cenário e a complexidade que envolve a temática, é importante que as escolas, não mais de forma ingênua, realizem ações que conversem com os diversos saberes curriculares, fazendo uso de ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem que sejam potencialmente significativas, além de promoverem a criticidade sobre o grau de responsabilidade dos estudantes com essa problemática local. Nesse contexto, visando promover uma aprendizagem significativa, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), acerca da temática “Água e Poluição na Educação Básica”. A UEPS é o Produto Educacional desse trabalho e foi idealizada utilizando uma sequência de ações de ensino de modo interdisciplinar como visitas a espaços educacionais formais e não formais; palestras com Órgãos de Proteção Ambiental; uso de tecnologias móveis voltadas para gamificação; promoção de debates, em mesa redonda, com gestores públicos municipais e entidades não governamentais; elaboração de carta-proposta de intervenção entregue ao governo municipal e produção de mapas conceituais. Para embasamento teórico do desenvolvimento desse Produto Educacional, foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e conceitos da Educação Ambiental Crítica. A UEPS foi aplicada com estudantes do 2º ano de Ensino Médio, cuja escola, Eurídice Cadaval, localiza-se próxima a esse Estuário. Durante as estratégias didáticas utilizadas, foram encontradas evidências de que novos conceitos se ancoraram aos conhecimentos prévios e outros se estabeleceram no constructo cognitivo dos estudantes, sendo estes indícios de uma aprendizagem significativa em curso. A aplicação das diversas etapas do Produto Educacional – UEPS contribuiu na formação de estudantes que passaram a ser protagonistas juvenis com capacidade de entender a complexidade da problemática trabalhada, além de portarem responsabilidade ambiental, social e política relacionada ao Canal de Santa Cruz.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação