UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA INTERAÇÃO ANIMAL COM A POLUIÇÃO HÍDRICA

ANDRÉ LUIZ FERREIRA DANTAS DE MELO

KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO

Aprendizagem significativa

UEPS

Água

Educação Básica

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2019

As adversidades da prática docente podem conduzir, mesmo que de forma não intencional, professores à promoção de uma aprendizagem mecânica a seus estudantes. Nesse cenário, as aulas se baseiam em apenas exposição do conteúdo conceitual, que muitas vezes incentiva à memorização. Contudo, para a modificação desse cenário educacional são essenciais propostas que se baseiem na aplicação de processos que promovam uma aprendizagem significativa, ou seja, uma aprendizagem que faça sentido para os estudantes. Nessa perspectiva, apresenta-se neste trabalho uma proposta de construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), aplicada a turmas do Segundo Ano do Ensino Médio, no componente curricular de Biologia, utilizando uma temática transversal das Ciências Ambientais, com o objetivo de promover uma aprendizagem potencialmente significativa. Assim, propõe-se como tema da UEPS a “interação animal com a poluição hídrica”, destacando o estudo das características dos diversos filos animais e inter-relacionando-os com o elemento água. A UEPS foi organizada para potencializar a interação dos conhecimentos prévios dos estudantes com os novos conhecimentos. Para isso, as ações didáticas foram compostas por situações-problemas, em diferentes níveis de dificuldade, auxiliando na promoção dos processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, com o auxílio de múltiplos objetos de aprendizagem. As diferentes etapas propostas no desenvolvimento da UEPS, aliada a multiplicidade dos recursos didáticos utilizados demonstraram-se eficazes no processo pedagógico de intensificação da pré-disposição dos estudantes em aprender. A validação do estudo foi realizada pela análise de mapas conceituais produzidos individualmente pelos estudantes na etapa inicial e final da UEPS, para um estudo qualitativo mais detalhado foram selecionados mapas conceituais de três estudantes, com diferentes perfis no grupo classe. Essa análise permitiu inferir indícios de uma aprendizagem significativa em curso, identificada na modificação e especificação de conceitos que estavam previamente estabelecidos no cognitivo dos estudantes.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação