UNIVERSIDADE E ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MATINHOS

VANDRA FERETTI

EMERSON JOUCOSKI

CHRISTIANO NOGUEIRA

Escola

Universidade

Formação

Professores

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

Essa pesquisa objetivou estudar como um curso de formação continuada para professores pode contribuir com fundamentação teórica para a prática da educação ambiental no contexto escolar dos docentes que atuam na rede municipal de Matinhos – PR. A importância do estudo se encontra na possibilidade de analisar como uma formação continuada remota pode auxiliar o professor em práticas de educação ambiental. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quali-quantitativa, a coleta de dados ocorreu por meio da utilização de questionários, em dois momentos distintos antes e após o processo de implementação do curso de formação continuada. Para a análise de dados foi utilizado o software de análise do tipo QDA (Qualitative Data Analysis). O curso foi ofertado aos professores da rede municipal de Matinhos e de outras regiões do Paraná, e para estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR Setor Litoral. O curso aconteceu de 02/08/2021 a 12/11/2021, num total de 32 h. O produto final desse curso foi a construção de uma proposta de projeto em educação ambiental. Dos 14 projetos desenvolvidos pelos professores cursistas, 11 (78,6%)usaram os referenciais teóricos disponibilizados durante a formação e três (21,4%) foram construídos sem o uso de algum referencial teórico. As ações implementadas em 13 (92,9%) projetos trazem indícios de uma Educação Ambiental EA Conservadora. O curso contribuiu aproximando as fundamentações teóricas de base científica aos professores da educação básica, possibilitou a troca de experiência e conhecimento entre os professores da Universidade e da escola.