USO DE EXPERIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS. O CASO DO DESSALINIZADOR SOLAR


 

Autor:

JOSÉ OTÁVIO DE SÁ BRAGA

 

 

 

Orientador:

HELOTONIO CARVALHO

 

 

Coorientador:

OTACÍLIO ANTUNES SANTANA

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino baseado em experimentos

Inteligências múltiplas

Ciclo da água

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2021

Resumo:

 

Nos livros didáticos utilizados no Ensino Médio não é comum encontrar experimentos que abordam o ciclo da água, os princípios físicos e os aspectos socioambientais envolvidos neste processo. O presente trabalho procura aproximar as leis das Ciências da Natureza, com seus frágeis equilíbrios inter-relacionados, das Ciências Ambientais, através de um experimento simples em sua realização, mas complexo por abordar várias áreas do conhecimento. A metodologia de uma aula com experimento foge do tradicional e leva seus participantes a um contato mais direto com causas e efeitos que levam à produção do conhecimento, levando em consideração a teoria das inteligências múltiplas. O experimento utilizado aborda a problemática da escassez de água e o aproveitamento de reservas salobras. Este trabalho foi adaptado às condições da pandemia atual e ênfase no ensino remoto e salas de aula virtuais. A sequência didática, aqui apresentada como produto final, foi validada por outros professores das redes pública e particular de Pernambuco, de acordo com os critérios da CAPES para produtos técnicos e tecnológicos, tendo sido bem avaliado e recomendado. O experimento com a água, na sequência didática como um todo, visa contribuir para a formação de cidadãos com maior consciência ambiental que possam ajudar a preservar o meio ambiente para as futuras gerações.

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