USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENTENDIMENTO DOS IMPACTOS DO PLÁSTICO NA VIDA MARINHA

GABRIELA DA SILVA FREITAS

HELOTONIO CARVALHO

CÁSSIA DOCENA

Poluição dos oceanos

Poluição por plástico

Rio Jaboatão

Lagoa Olho d’Água

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

A poluição dos oceanos por plástico é um assunto bastante relevante para ser trabalhado na escola, visto que práticas diárias de consumo, o descarte inadequado e a falta de ações de reciclagem desse produto levam a grandes danos ambientais para o ecossistema marinho. Contudo, muitas vezes não se tem a consciência que práticas cotidianas como jogar lixos nos rios, lagoas e ruas próximos a eles, podem contribuir para esse problema. Esse trabalho foi realizado na Escola Municipal Poeta Castro Alves, que se encontra localizada no bairro de Jardim Prazeres, nas proximidades da Lagoa Olho d’Água e do Rio Jaboatão. Mesmo sendo um ambiente que faz parte da vida das pessoas que moram no local, a preservação de tais mananciais não tem recebido a devida atenção. O objetivo principal desse trabalho é contribuir para a percepção por parte dos alunos, através de uma sequência didática, sobre as consequências da poluição dos oceanos, levando em consideração o que ocorre localmente no Rio Jaboatão e na lagoa olho D’água. A sequência didática foi elaborada para turmas de nono ano do Ensino Fundamental, que possuem alunos com idade média de treze a quinze anos. Para esta sequência, foram utilizadas oito aulas de cinquenta minutos cada. Devido à pandemia do Covid19, foi necessária uma adaptação do produto, juntamente com a sua aplicação. Todas as aulas presenciais foram suspensas desde o mês de março de 2020 e, em outubro ainda não haviam sido retomadas. Por esse motivo, a Sequência Didática, um produto cuja relevância é atemporal, uma vez que o estudo da preservação do meio ambiente deve ser constantemente reforçado, foi validada por professores da educação básica. A validação foi realizada por 44 professores de diversas disciplinas que lecionam em escolas do município de Jaboatão dos Guararapes e por professores alunos do PROFCIAMB-UFPE. A análise das respostas mostrou que o produto é de grande relevância nas aulas de ciências e de outras disciplinas, uma vez que 100% dos entrevistados utilizariam e/ou indicariam essa sequência para outros professores. Acredita-se que o produto cumpriu o objetivo de apresentar e discutir a poluição dos oceanos levando em consideração os problemas locais, de uma forma simples e impactante, fortalecendo o Ensino das Ciências Ambientais dentro da escola. Além disso, a presente sequência didática pode ser facilmente adaptada a outras escolas.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional