USO DO JOGO “QUIZ DA TRILHA AMBIENTAL” COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DAVID DE CARVALHO BARBALHO

BRUNO SEVERO GOMES

Consciência Ambiental

Desenvolvimento Cognitivo

Educação Ambiental

Ensino-Aprendizagem

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

O presente trabalho faz uma breve abordagem sobre as questões ambientais discutidas nas últimas décadas em conferências que buscaram inserir mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente. Políticas ambientalistas foram debatidas e cada nação adotou posturas para frear, ou acelerar, os impactos ambientais causados pelo homem. No Brasil, devido às políticas públicas voltadas para essas questões, leis foram criadas. No campo da educação, no ensino básico, temas  relacionados ao meio ambiente foram inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo que fossem trabalhados de formas transversais em todas as modalidades de ensino: infantil, fundamental e médio. Os jogos, entre os estudantes, despertam o interesse, aumentam a participação, desenvolvem a criatividade e a autonomia. A estratégia aqui apresentada foi o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, que incentiva a utilização de metodologias ativas pelo professor, através dos jogos que envolvam o lúdico e a aprendizagem; despertando nos alunos o interesse e a satisfação de participar, jogando e aprendendo. Antes da aplicação do jogo, foi aplicado um questionário, de forma remota, para alguns professores e alunos, da escola Cônego Rochael de Medeiros, para saber se, através das aulas, os temas relacionados à educação ambiental eram contemplados. O jogo foi realizado com alguns alunos do ensino fundamental da escola Cônego Rochael de Medeiros, de forma presencial, em Santo Amaro, Recife – Pernambuco. Alguns professores da escola ajudaram na construção no jogo. O jogo de tabuleiro intitulado “Quiz da Trilha Ambiental” teve o intuito de estimular o desenvolvimento cognitivo para temas ambientais, despertando a consciência ambiental dos estudantes, que através do lúdico associado ao ensino-aprendizagem, eles possam reproduzir na comunidade local, essa consciência, através de mudanças para hábitos sustentáveis, respeitando o meio ambiente, graças aos conhecimentos adquiridos com a aplicação do jogo. Os resultados da aplicação do produto demonstraram que os estudantes tem um déficit de aprendizagem em educação ambiental, precisando ser mais trabalhada de forma transversal nas aulas. O produto “jogo” teve um alto grau de aceitação e satisfação entre os educandos.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação