USO PEDAGÓGICO DE PROTOCOLO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA PESSOA IDOSA NA CORRELAÇÃO PESSOA­AMBIENTE


 

 

Autor:

MAIQUE DOS SANTOS BEZERRA BATISTA

 

 

 

Orientador:

ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA

 

 

Palavras Chaves:

Saúde/ Ambiente

Metodologia Ativa

Pessoa Idosa

Atividades Físicas

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A temática da pesquisa é o uso pedagógico de atividades físicas para pessoas idosas com técnicas e exercícios mediante protocolo na correlação saúde e ambiente. Insere-se na problemática das questões ambientais por referir-se à saúde coletiva e do idoso. Trata-se de uma proposta de acesso à saúde pelo idoso, a partir de atividades físicas com protocolos que os coloquem em práticas saudáveis com o ambiente. A partir da questão política na correlação saúde e ambiente das pessoas idosas e os objetivos dos desenvolvimentos sustentáveis (ODS), esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso pedagógico de protocolo de atividades físicas da pessoa idosa como contribuição às ciências ambientais. Trata-se de uma pesquisa básica/pura de natureza bibliográfica, analítico ­descritivo com abordagem quali-quantitativa, pois insere a descrição da saúde/ambiente na correlação com as pessoas idosas. O método proposto é ativo com a técnica da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) seguindo os sete passos: leitura do problema, identificação e esclarecimentos de termos desconhecidos; identificação dos problemas propostos pelo enunciado; formulação de hipóteses explicativas para os problemas identificados no passo anterior com base nos conhecimentos que dispõem; resumo das hipóteses; formulação dos objetivos; estudos individuais dos assuntos levantados no aprendizado; retorno ao grupo tutorial para rediscussão frente aos novos conhecimentos adquiridos na fase anterior de estudo. Os resultados encontrados foram: a importância de considerar os idosos como partícipes na convivência em cidadania; as mudanças na pirâmide etária decorrentes do crescente do aumento populacional com ênfase no sexo feminino; a resistência do sexo masculino no cuidado com a saúde; os estereótipos construídos historicamente em relação as pessoas idosas decorrentes do modelo capitalista; a necessidade de formatar políticas de promoção e prevenção da saúde para as pessoas idosas com equipes multidisciplinares; os impactos ocasionados nas pessoas idosas pelo desenraizamento e reterritorialização do ambiente. Diante da instrumentalização da Sequência Didática e ampliação com o Método Ativo, via metodologia da PBL foram construídos os seguintes produtos didáticos/tecnológico: Protocolo Digital de Atividades Físicas e Acompanhamento na Saúde da Pessoa Idosa (ProDASPI); Guia de Atividades Físicas para Pessoas Idosas (GAPI); Almanaque Interativo para Pessoas Idosas (APLPis). Assim, as políticas públicas de atenção à saúde das pessoas idosas precisam considerar a realidade local e o engajamento comunitário para fortalecer a comunicação e a construção de vínculos, fato este, que pode desencadear o sentimento de pertença nos(as) sujeitos(as) envolvidos(as) em sus aspectos biopsicossociais.

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