UTILIZAÇÃO DE GUIA DIDÁTICO COM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA NO DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS HÍDRICOS URBANOS

HELAINE DE OLIVEIRA MENEZES

FELIPE FONTANA

Educação Ambiental

Participação Social

Recursos Hídricos

Urbanidade

Conservação Ambiental

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2023

A água constitui-se um recurso de vital relevância para manutenção da vida e desenvolvimento da sociedade, a qual deve estar disponível para as gerações atuais e futuras. Nas áreas urbanas os cursos d’água vêm sofrendo um intenso processo de degradação ambiental: poluição das águas, uso e ocupação do solo inapropriado, disposição inadequada dos resíduos sólidos, assoreamento, desmatamento, entre outros, comprometendo assim sua qualidade, fazendo-se necessária a implementação de ações de conservação e preservação. Nesse cenário, a utilização de protocolos de avaliação rápida surge como uma ferramenta para auxiliar no diagnóstico ambiental dos recursos hídricos. Nesse contexto, o estudo tem por objetivo investigar as concepções dos alunos sobre os recursos hídricos para fomentar a elaboração de um guia didático de diagnóstico da qualidade ambiental da água por meio de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) para rios urbanos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6o ano do ensino fundamental – anos finais, por meio de uma abordagem qualitativa, com obtenção dos dados a partir da aplicação de questionários, oficinas de campo correlacionando teoria e prática, pesquisa de campo, análise e categorização dos dados. Os resultados demonstram a necessidade do trabalho com o ensino das Ciências Ambientais sensibilizando os alunos e a população quanto à importância dos recursos hídricos e evidencia a premência no estabelecimento de ações para conservação e/ou preservação do Córrego Água dos Peões. Espera-se que o desenvolvimento desta pesquisa contribua com a promoção da Educação Ambiental na conservação dos recursos hídricos e formação de sujeitos críticos e reflexivos de seu papel nas questões ambientais.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional