UTILIZAÇÃO DE GUIA DIDÁTICO COM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA NO DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS HÍDRICOS URBANOS


Autor:

HELAINE DE OLIVEIRA MENEZES

 

 

Orientador:

FELIPE FONTANA

 

 

Palavras Chaves:

Educação Ambiental

Participação Social

Recursos Hídricos

Urbanidade

Conservação Ambiental

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A água constitui-se um recurso de vital relevância para manutenção da vida e desenvolvimento da sociedade, a qual deve estar disponível para as gerações atuais e futuras. Nas áreas urbanas os cursos d’água vêm sofrendo um intenso processo de degradação ambiental: poluição das águas, uso e ocupação do solo inapropriado, disposição inadequada dos resíduos sólidos, assoreamento, desmatamento, entre outros, comprometendo assim sua qualidade, fazendo-se necessária a implementação de ações de conservação e preservação. Nesse cenário, a utilização de protocolos de avaliação rápida surge como uma ferramenta para auxiliar no diagnóstico ambiental dos recursos hídricos. Nesse contexto, o estudo tem por objetivo investigar as concepções dos alunos sobre os recursos hídricos para fomentar a elaboração de um guia didático de diagnóstico da qualidade ambiental da água por meio de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) para rios urbanos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6o ano do ensino fundamental – anos finais, por meio de uma abordagem qualitativa, com obtenção dos dados a partir da aplicação de questionários, oficinas de campo correlacionando teoria e prática, pesquisa de campo, análise e categorização dos dados. Os resultados demonstram a necessidade do trabalho com o ensino das Ciências Ambientais sensibilizando os alunos e a população quanto à importância dos recursos hídricos e evidencia a premência no estabelecimento de ações para conservação e/ou preservação do Córrego Água dos Peões. Espera-se que o desenvolvimento desta pesquisa contribua com a promoção da Educação Ambiental na conservação dos recursos hídricos e formação de sujeitos críticos e reflexivos de seu papel nas questões ambientais.

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