VERMICOMPOSTAGEM COMO TEMA PARA UM JOGO DIGITAL: FOCALIZANDO AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RAFAELA BRUNO ICHIBA

TAITIÂNY KARITA BONZANINI MINETTO

Jogo Digital
Vermicompostagem

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2022

Considerando a Educação Infantil, momento no qual as crianças ainda não estão alfabetizadas, a verificação da aprendizagem, geralmente, fica condicionada às interações verbais e à subjetividade do professor. A utilização de um jogo digital de forma direcionada evidencia-se como potencial alternativa para promover o diagnóstico avaliativo dos saberes infantis por apresentar, como atrativo, a ludicidade inerente aos jogos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo produzir e validar um recurso didático, no formato de jogo digital, envolvendo a temática ambiental e destinado ao uso dos professores da Educação Infantil para realização de uma avaliação da aprendizagem em relação a temas ambientais. Para tanto, foi produzido o jogo digital “Aprendendo Vermicompostagem”, que poderá ser utilizado para a realização de avaliação formativa. Em sua primeira versão, o jogo foi prétestado por 07 professores que se voluntariaram a participar da pesquisa, acessaram o material por meio de um link e responderam ao questionário disponibilizado pelo Google Forms. As respostas enviadas contribuíram para mudanças estruturais no jogo e para a realização da acurácia do potencial do material. Posteriormente, houve entrevista com os mesmos professores para identificar concepções de avaliação e do uso de jogos digitais para tal fim. Em seguida, foram apresentados os resultados da intervenção realizada em uma escola de Educação Infantil do município de São Carlos-SP. A partir da análise dessa intervenção com os professores, foram desenvolvidos fundamentos ambientais e sociais presentes no jogo “Aprendendo Vermicompostagem”, de acordo com a perspectiva voltada para o cotidiano escolar. O jogo poderá ser utilizado com intuito educativo de verificar como os saberes ambientais, mais especificamente no que diz respeito à vermicompostagem, vêm sendo assimilados pelas crianças.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação