VIDA EM UMA GOTA DE ÁGUA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA AQUÁTICA

ELMYRA BEZERRA RODRIGUES DA SILVA

JOSÉ EDUARDO MARTINELLI FILHO

RONALDO ADRIANO RIBEIRO SILVA

Aulas práticas

Educação básica

Ecossistema aquático

Recursos hídricos

Amazônia

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2022

As aulas práticas em ciências têm extrema relevância, pois contribuem de forma positiva para o ensino de Ciências Ambientais e permite incorporar temas como a biodiversidade e a importância do meio ambiente para os seres vivos. Esta dissertação visa elucidar a biodiversidade existente em uma gota d‘água, por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) com aulas teóricas através de videoaulas, um passeio virtual no Parque Estadual do Utinga (Belém – PA) e a produção de vídeos de aulas práticas, nas quais foram realizadas coletas de água para posterior análise mediante experimentos para
visualização dos microrganismos. Participaram da referida SD três turmas de 29 alunos do 6ª ano da Educação Básica do Colégio Militar de Belém. Foram entregues aos alunos questionários com perguntas abertas e fechadas sobre o ambiente aquático e sua biodiversidade, para avaliar o nível de conhecimento deles antes e após o desenvolvimento da SD. Por intermédio deste produto didático, os educandos puderam visualizar a enorme quantidade e diversidade de vida existente em uma gota de água para que, dessa forma, tivessem conhecimento das dimensões de vida existentes no ambiente aquático de água continental, compreendendo, com isso, a necessidade do cuidado e correta manutenção do meio ambiente. O resultado foi satisfatório, visto que grande parte dos alunos compreendeu que mesmo em uma gota de água há vida e, por isso, é necessário o cuidado e preservação do ambiente. O trabalho teve como produto uma sequência didática intitulada ―Agenda didática Bioaquática‖, a qual detalha a trajetória traçada ao longo das aulas. A proposta desta dissertação enfatizou a importância de aulas práticas desde a Educação Básica como estratégias para o ensino de Ciências Ambientais, com o intuito de colaborar com o processo de desenvolvimento, o que contribui para a formação de indivíduos conscientes, participantes, atuantes no meio ambiente e disseminadores desse saber.

Visualizar/Abrir Download Produto Educacional