VIDAS E VOZES QUILOMBOLAS E SUAS RELAÇÕES COM O RIO LIVRAMENTO

Rio Livramento

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2022

A História da humanidade revela que os rios foram responsáveis pela construção e desenvolvimento das primeiras grandes civilizações. O objetivo geral da pesquisa foi o de compreender os saberes locais da Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Livramento e suas relações com o Rio Livramento, para a elaboração de um produto educacional que contribua com a aprendizagem e o ensino de Ciências Ambientais. A metodologia adotada na pesquisa é de natureza qualitativa, com o método narrativas – autobiográfica. Os sujeitos colaboradores da pesquisa foram: a presidenta da associação representante da Comunidade, uma professora atuante na escola da comunidade, três pescadores, um extrativista da coleta de junco, uma pessoa idosa da comunidade e uma estudante. As narrativas sistematizadas examinaram as experiências de uma amostragem representativa dos quilombolas de Livramento por meio do contar das suas histórias de vida, buscando melhor compreender suas relações cotidianas. O produto educacional, resultado da pesquisa, foi um documentário produzido na língua normal e na língua brasileira de sinais, que poderá ser usado nos processos educativos focados em Ciências Ambientais nos espaços formais e não formais de conhecimento. As percepções dos moradores e seus saberes locais contribuem com o processo de ensino e aprendizagem em Ciências Ambientais, valorizando a cultura local, empoderamento dos sujeitos, sensibilizando a comunidade para o cuidado com o Rio Livramento e socializando os saberes locais com o saberes escolares para a formação de sujeitos críticos, participativos e que se sintam como sujeitos integrantes da história de vida local.